A lenda da Fontana di Trevi

Atualizado em 07/07/2023.

Lenda Moeda Fontana di Trevi

Na Fontana di Trevi, em Roma, há uma lenda que diz que jogar uma moeda lá dentro garante que você volte um dia à cidade. Mas de onde surgiu essa lenda afinal?

A Fonte dos Desejos

Fontana di Trevi ao amanhecer, em Roma
Buongiorno, Fontana!

Muitos jogam suas moedas na Fontana di Trevi sem ter a mínima ideia de como surgiu tal lenda. E bem, como blog de viagens, a gente gosta de fuçar as coisas. 😛

O filme estadunidense “A Fonte dos Desejos”, ou “Three Coins in the Fountain”, no orignal, é o responsável pelo surgimento da lenda. O filme é antigo, de 1954, e foi rodado na Itália, tendo sucesso de bilheteria e dois Oscars! A canção tema do filme, chamada “Three Coins in a Fountain”, foi interpretada por Frank Sinatra.

Sigam o Blog Todos os Caminhos nas redes:


O filme conta a história de três secretárias americanas procurando o amor em Roma. Como é de se imaginar, elas jogam moedas na Fontana di Trevi para dar sorte.

O filme foi filmado em Technicolor, tecnologia que trouxe às telonas da época cores vivas e que colocaram os pontos turísticos de Roma e Veneza, onde o filme foi rodado, em evidência e destaque. A Fontana di Trevi já era um ponto turístico famoso, obviamente, mas o filme de sucesso mundial alçou a fonte a um patamar ainda mais alto.

A Lenda COMPLETA da Fontana di Trevi

Fontana di Trevi iluminada, à noite
Ciao, Fontana!

Muitos de nós sabemos apenas uma parte da lenda: a de que jogar uma moedinha na fonte garante o retorno à Roma. Entretanto, a lenda completa é um pouco mais elaborada.

Primeiro que há um ritual para jogar a moeda: você deve ficar de costas para a fonte e jogar a moeda com a mão direita, por cima do ombro esquerdo. Durante todo o processo você precisa ficar de costas, não pode se virar! Se você acertar a água, parabéns! Retorno garantido. 😛

Só que o que muita gente não sabe é que a lenda não para por aí.

Uma moeda jogada na Fontana di Trevi garante o retorno à cidade. Se você jogar duas, a lenda diz que você se apaixonará por um italiano ou por uma italiana; se você jogar três moedas, aí a lenda afirma que você se casará com seu namorado ou sua namorada.

Legal pra caramba vai? E um método persuasivo de fazer você gastar mais moedinhas ali!

E o que é feito das moedas?

Fontana di Trevi lotada

Com a tradição, é de se pensar que um monte de moedinhas se acumulam por ali. E o que é feito delas?

As moedas jogadas ali são posteriormente recolhidas e vão para uma instituição de caridade que realiza projetos sociais destinados a pessoas mais pobres. Hoje, a Caritas é a instituição destinatária das moedinhas. Bacana né? Assim, a lenda acaba se revertendo em algo bom para outras pessoas.

E diga-se de passagem, algo bom e substancial.

A lenda da Fontana di Trevi rende cerca UM MILHÃO DE EUROS POR ANO em moedinhas. Em alguns dias, o acúmulo chega a 3 MIL EUROS. Se fosse permitido nadar na fonte, seria possível literalmente nadar no dinheiro. 😛 Mas nem pense nisso: imposível repetir a cena clássica de La Dolce Vita, de Fellini, em que o casal se banha na Fontana di Trevi, uma vez que é proibido nadar nas águas da Fontana.

E você, costuma embarcar nessas lendas ou não? Comenta aqui embaixo!

E já aproveita para encontrar sua hospedagem em Roma pela Booking.com, nossa parceira aqui do blog!

 

Como Planejar Viagens

Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.

No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “A lenda da Fontana di Trevi”