Almoço simples com a melhor vista de Siena

 

A Itália conquista a todos pelo paladar, e não faltam boas opções em Siena para uma ótima refeição. Mas a minha dica de hoje é para aqueles que buscam algo diferente e inusitado, um almoço sem grandes pretensões. Isto é, um almoço bom, barato, leve e com a melhor vista de Siena aos pés. Matou a charada?

Piazza del campo

Il Campo – piazza del campo – linda praça de Siena, onde ocorre todos os anos o Pálio de Siena, uma corrida de cavalo no entorno da praça.

Minha sugestão é deixar o spaghetti para o luar e, sob o sol da Toscana, comer algo mais leve, de fácil digestão, apropriado para quem ainda pretende andar bastante pela cidade. A vista é a melhor de todas – piazza del campo – coração da cidade de Siena. Por ali há vários restaurantes, caros pela localidade e mais interessados na rotatividade das gorjetas. Não, não falo destes, porque não são bons e são fáceis de achar. Quer um conselho? Esqueça-os!

Proponho de almoço um panini, acompanhado da bebida que vos agrade, ao estilo universitário de Siena. Mas, o diferencial é fazê-lo na “Salumeria Il Cencio”, uma lanchonete que, além de utilizar ingredientes bem frescos, tem como diferencial o balcão localizado no segundo piso, sobre a marquise, diante da qual se descortina toda a belíssima praça de Siena, com o seu Palazzo Comunale e a Torre del Mangia.

Segue-me.

Piazza del campo

Panini

Balcão sobre a Salumeria Il Cencio. O lugar perfeito para um almoço “bom e barato”, com a melhor vista de Siena.

 

Vale a advertência de que o lugar não é de fácil acesso. Para lá chegar, suba por uma escadinha em caracol ao final do estabelecimento, depois passe por um corredor de teto baixo e, por enfim, acomode-se nos bancos dispostos nas laterais. O esforço é válido, e ter a praça absolutamente livre para a devida apreciação visual, realmente, não tem preço. Ou melhor, tem sim, e o preço é camarada – um panini a partir de 2,50 euros.

Todos os caminhos levam a:

Il Cencio

Onde: Piazza del campo, do lado esquerdo da Torre del mangia. Ao lado fica um ponto de informação turística. É fácil localizar, devido aos bancos externos sobre as marquises. Sempre há algum turista por lá apreciando seu panini.

Quando: abre todos os dias da semana, das 10h00 às 01h00 da madrugada.

Quanto: paninis a partir de 2,50 euros.

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *