As Catacumbas de Paris

A história é tão simples quanto criativa: em certo ponto da história os cemitérios de Paris começaram a ficar muito cheios então alguém teve a brilhante ideia de mandar as ossadas para os túneis subterrâneos de Paris. Como a criatividade não possui limites, que tal dispor os ossos de uma forma organizada pelas paredes dos subterrâneos parisienses de forma a formar um museu de ossos e, por que não dizer, uma atração turística?

Apresento-lhes as Catacumbas de Paris ou Les Catacombes.

Caveiras aos montes nas Catacumbas de Paris

A entrada fica próxima ao metrô Denfert-Rochereau e é muito modesta, mas não é difícil de se encontrar, graças à fila. A fila na atração é grande e não por acaso, pois a visita é realmente diferente. Além disso, a entrada é por grupos, para manter o fluxo de pessoas controlado lá embaixo.

Caveira macabra nas catacumbas de Paris

Você desce para os subterrâneos de Paris e lá estão os ossos espalhados pelas paredes, por uma série de corredores macabramente decorados. Conforme se vai descendo a temperatura vai caindo. Nada congelante, mas o ar nos subterrâneos é mais frio, mais precisamente 14º Celsius, segundo o site oficial.

Dezenas de caveiras nas Catacumbas de Paris

Não achei o passeio tão assustador, apesar de não achar as Catacumbas um lugar agradável para passar uma noite, frise-se. O lugar é mais curioso e impressionante do que propriamente assustador. Mas isso depende da sua tendência a se assustar com caveiras, obviamente.

O passeio se torna ainda mais interessante pelo simples contraste com as outras atrações da cidade. Aposto que a primeira imagem que vem à sua cabeça quando eu falo de “Paris” não é uma ossada disposta em uma série de corredores à meia-luz.

Romântico, não?

Espécie de tambor formado por caveiras

Destaque-se ainda que apenas uma parte do complexo é aberta à visitação, o que faz bastante sentido, pois as Catacumbas se prolongam por uma extensão de quilômetros. A parte aberta à visitação se extende por aproximadamente dois quilômetros e a visita dura, em média, entre 40 minutos e 1 hora.

Assim, quando estiver passeando pela Cidade-Luz, que tal fazer um passeio mais sombrio para variar? Afinal, não só de Torre Eiffel, de belos museus e de belos parques é feita Paris.


Todos os caminhos levam para:

Les Catacombes (Catacumbas de Paris)

Onde: 1 Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 75014 Paris, França. De cara com o metrô Denfert-Rochereau

Quando: Aberta a partir das 10 horas. Fechado às segundas-feiras. Sempre checar horários de visitação no site, aqui.

Quanto: 12 euros (preço em 2016)

Site: http://www.catacombes.paris.fr/fr/home

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *