Bairro Alto de Lisboa

A história do livro “O Primo Basílio”, de Eça de Queirós, se passa em Lisboa e há um trecho que vai da seguinte forma: “E ir a casa de Leopoldina, de noite, e ser tomada na rua por uma mulher do Bairro Alto!” Em outro trecho, “Ainda que tivesse de ser vil como as do Bairro Alto!”. E, por fim, “Chamou-lhe os nomes mais obscenos. Inventou infâmias. — É que nem as do Bairro Alto!“

Bem, de lá pra cá muita coisa mudou 😛

Adega do Machado e o lugar em que os intérpretes apresentam o fado aos ouvintes. Onde ouvir fado em lisboa

Adega do Machado e o lugar em que os intérpretes apresentam o fado aos ouvintes

O Bairro Alto é um bairro bacana pra visitar, especialmente se você quiser beber. Por ali há vários restaurantes que podem justificar a visita, como a Adega do Machado, onde você pode ouvir o tradicional fado (LEIA AQUI). Mas a maioria das pessoas fica mesmo é pela rua bebendo cerveja barata e conversando. Apesar que o certo é falar pelas, ruas, já que são vários quarteirões apinhados de gente. Se é o seu tipo de programa, vai na fé! Não gosta de muita muvuca? Evite.

Falando em beber, há uma rua em Lisboa famosa pela vida noturna que é conhecida pelo nome de “Rua Cor de Rosa”, porque o chão é pintado de rosa (o nome oficial é Rua Nova de Carvalho). Fica fora do Bairro Alto, vale a visita, mas o estilo é um pouco diferente. Por ter sido eleita em 2015 uma das 12 ruas favoritas da Europa pelo New York Times, a rua ganhou um certo status. Digamos que o Bairro Alto, em comparação, é mais roots.

Restaurante indiano Calcutá, no Bairro Alto

Restaurante indiano Calcutá, no Bairro Alto

O que não significa que você não verá muitos turistas lá. Pelo contrário, o Bairro Alto é indicado pelo guia da Lonely Planet como um dos programas imperdíveis de Lisboa e com sua razão. Mesmo em dias improváveis você vai encontrar animação em pelo menos alguma das ruas do bairro boêmio. Nos fins de semana então, o movimento é insano.

Fuçando as ruas, certamente você encontrará cerveja barata e bem servida. Dessa última vez paguei 1 euro em meio litro, depois de ter pagado mais que o dobro em outro local de Lisboa, no mesmo dia.

Para chegar ao Bairro Alto, é bem sossegado. Uma boa referência é a estátua de Fernando Pessoa em frente ao café A Brasileira. Continue subindo por essa calçada e siga pela mesma lateral, paralelo à Praça Luís de Camões. As travessas, que estarão à direita, formam o Bairro Alto. Continue subindo e provavelmente você verá alguma dessas ruas lotada de gente.

Por lá você também encontrará pubs, karaokês, restaurantes e afins. Algumas ruas são mais tranquilas, justamente por terem o foco mais em restaurantes.

Escolha o Bairro Alto que combina com você e curta a noite em Lisboa.

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *