Bairro Paris Londres, em Santiago do Chile

Há um pequeno bairro no centro de Santiago chamado Paris Londres. Só o nome chama a atenção e instiga a conhecer esse pedacinho pitoresco da cidade. Como alguns blogs e livros de viagem mencionavam o lugar, nos meus poucos dias em solo chileno separei uma horinha para conhecer o barrio.

Ele fica próximo ao metrô Universidad de Chile, mas como eu estava hospedado pelas proximidades, fiz dele uma escala no meu caminho para o Palácio da Moeda (La Moneda).

Placas sinalizando o cruzamento das ruas paris e londres, em santiago do chile

Confesso que criei muitas expectativas em torno do lugar pelas leituras e me frustrei um pouco. Eu acho que até li em algum lugar que era um microbairro e a definição é muito boa, porque são poucos quarteirões. Por ser pequeno, não há muito a se ver, sinceramente.

O ponto principal do bairro é justamente o cruzamento das ruas Paris e Londres. As placas, cada uma apontando para um lado, formam uma ideia bacana. As ruas são de ladrilho e o microbairro possui um estilo bem europeu, realçado pela arquitetura muito bonita dos prédios do entorno. Há ali alguns hotéis, bem como um hostel. O ambiente é bem tranquilo e charmoso e o dia ensolarado em que eu estive lá tornou a visita perfeita.

Mas pera, você não disse que se frustrou? Agora está elogiando? Decida-se! =P

Deixe-me explicar. O lugar é sim charmoso e bonito. Uma curta caminhada por ali basta para sentir o local e já é um passeio muito válido e que rende belas fotos, mas não há muito mais a se fazer. Havia um café por ali, mas estava fechado na ocasião em que eu fui.

Prédio em um dia ensolarado do bairro paris londres, em santiago do chile

Agora, quando você compara o Paris Londres com o Bellavista, do qual eu falo aqui, certamente o Bellavista é um bairro muito mais interessante. E não só pelos bares e restaurantes, mas também por abrigar o Cerro San Cristóbal, uma das grandes atrações de Santiago.

Cruzamento das ruas paris e londres, em santiago, com o sol se filtrando pelo prédio

E então, vale a pena ou não vale?

Vale a pena ir lá pela proximidade de dois lugares: Palácio La Moneda e Cerro Santa Lucía. O Paris Londres fica entre os dois, estes sim, duas atrações que são um must na cidade. Se você por acaso estiver indo de um para o outro, o desvio é hiper válido pois é um programa curto e agradável.

Agora, se o tempo estiver muito curto, não vale a pena tirar tempo de onde não existe só para ir ao bairro. O lugar é um charme, mas é algo a mais para se ver na viagem e não uma atração que deve ser o centro do seu planejamento.

Já visitaram? Concordam ou discordam? Conversemos nos comentários!

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *