Cavern Club, o clube mais famoso do mundo, em Liverpool

Liverpool rima com Beatles. A cidade tem atrativos outros, sim, mas muito provavelmente o turista que pega um trem de duas horas e pouco de Londres para Liverpool ou vai pra lá por causa do quarteto mais famoso da história do rock ou, talvez, para ver um jogo do time de futebol do Liverpool no Anfield.

Qualquer que seja o motivo, e mesmo se você não for tão fã da banda, se você for à cidade vale a pena dar um pulinho no clube mais famoso do mundo: o Cavern Club.

The Cavern Club

The Cavern Club

“Clube” é um modo de falar. O Cavern Club é um bar (ou talvez um pub?) com música ao vivo que ficou mundialmente famoso por ser o local em que os Beatles iniciaram sua carreira. A banda fez 292 apresentações ao vivo lá. Apesar de ser famoso pelos Beatles, mais uma galera se apresentou por lá, dentre eles Elton John, Queen e Rolling Stones.

Parte triste da história: o Cavern original foi demolido em 1973.

Onze anos depois, entretanto, ele foi reconstruído, no mesmo lado da rua, mas 15 metros adiante. Até tijolos retirados do Cavern Club original foram utilizados na reconstrução, para manter, digamos, uma certa fidelidade e espírito do bar. Nos anos mais recentes da casa passaram por lá Paul McCartney, Oasis e Arctic Monkeys, pra citar alguns. O Cavern Club é lendário e guarda seu prestígio.

Não confunda o Cavern Club com o Cavern Pub, que está do outro lado da rua!

The Cavern Pub

The Cavern Pub

O Cavern Pub é um bar subterrâneo, com atmosfera única, originalmente criado para tocar jazz. Pra quem é fã de Beatles, emociona ver as paredes internas com os tijolinhos expostos e o palco com os amplificadores “VOX” na frente. É voltar no tempo. No meu caso, voltar num tempo que eu nunca vivi.

Rola música ao vivo todos os dias no Cavern Club. O melhor: a maioria dos dias a entrada é de graça! Nos dias em que há cobrança, o preço varia entre 2,50 e 6 libras, bem sossegado! Pra completar: a partir do meio dia já tem música rolando.

Quando eu fui era um rapaz fazendo voz e violão com covers de, adivinha? BEATLES!

O palco do Cavern Club, onde os Beatles tocaram 292 vezes

O palco onde os Beatles tocaram 292 vezes

É digna de nota uma camiseta da seleção brasileira que está emoldurada nas paredes do Cavern, autografada pelo Pelé! O bar onde surgiu a maior banda da história do rock e uma camiseta autografada pelo maior jogador de futebol de todos os tempos me pareceram uma combinação bem bacana!

Alguns detalhes: o Cavern Club só serve bebidas, comida você não encontrará lá. Há algumas lembrancinhas também na lojinha deles. Menores de dezoito anos podem frequentar o Cavern até as 20 hs. Não há um código de vestimenta rígido, mas o cara na porta pode te barrar, então melhor uma roupa que não dê muito motivo: calça jeans e camiseta vai ser sossegado, mas evite roupas de treino, camisetas de time (lembre-se, “this is Anfield!” Você está em Liverpool, não me invente uma camiseta do Manchester ou do Arsenal, pra começar). Evite também bermuda, pra garantir, principalmente se você for à noite. De dia, como eles mesmos colocam no site, o ambiente é mais familiar, então tende a ser mais sossegado.


Todos os caminhos levam a:

CAVERN CLUB

Onde: Mathew Street, 10, Liverpool.

Agenda de shows: https://www.cavernclub.org/venue/cavern-club/

Horários e preços: https://www.cavernclub.org/opening-times-and-prices/

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *