Como contratar os passeios no Deserto do Atacama

Há duas formas básicas de fechar os seus passeios para o Deserto do Atacama. Antecipadamente, aqui do Brasil mesmo, ou pessoalmente, lá na hora. 

O carro que nos levou durante o passeio

Olhando somente para o custo, reservar antecipadamente vai exigir um desembolso de algum sinal e pode custar mais caro. Rodando lá na cidade dá pra comparar entre todas as agências (são várias) e pechinchar. Não que não dê pra fazer isso antecipadamente, tanto que conseguimos bons descontos por fechar quase todos os passeios com uma agência.

Um risco menor de reservar os passeios lá é não achar vaga no passeio que você quer para o primeiro dia. Ou, em caso de alta temporada, não achar passeios a preços bacanas ou nas agências desejadas.

Estrada CH-25
Estrada CH-25

A agência que possui os preços mais baratos, no geral, é a Lickan Antay (Tel +56 55 2591799). Uma das conhecidas por ter os preços mais caros, no outro extremo, é a Flavia Bia Expediciones. E há outras empresas baratas, caras e de preço médio. As diferenças muitas vezes assustam: um preço 5 vezes maior não é nada incomum.

E aí, por que tanta diferença assim?

As variações se dão por fatores diversos. Na Flavia Bia, há um serviço mais personalizado, grupos pequenos, refeições muito boas incluídas nos passeios, horários que favoreçam pegar os lugares mais vazios, quando possível, e outros mimos mais, tudo pra dar um toque de exclusividade.

Por outro lado, a Lickan Antay vai levar você aos mesmos lugares que a Flavia Bia, mas com refeições mais simples e com possibilidade de terceirizar você pra outras agências, caso não haja um número mínimo de passageiros ou caso haja mais passageiros do que a empresa pode carregar.

atacama

A terceirização, inclusive, é uma prática bem comum entre as agências. Algo que não vai acontecer numa Flavia Bia, por exemplo. Se o foco é exclusivamente o menor preço, entretanto, a Lickan Antay vai atender bem você e te levar onde você precisa ir.

Ainda, há alguns passeios que algumas empresas fazem e outras não. Exemplo, subida ao vulcão, que é um passeio mais extremo, é oferecido pela Flavia Bia, mas não por várias outras agências.

Trópico de Capricórnio
Trópico de Capricórnio

Dito isso, meu grupo fez o seguinte: fechamos os passeios antecipadamente, após mandar email e entrar em contato com várias agências. É legal dar uma pesquisada no Trip Advisor (foi o que fizemos) para ver a reputação e as opiniões de quem contratou com as agências, aí sua escolha fica melhor embasada.

Uma lista com algumas agências para você cotar vai a seguir. Só mandar e-mail ou whatsapp pra eles que eles retornam os orçamentos. Não se preocupe em escrever em espanhol, pois eles atendem muitos turistas brasileiros e estão acostumados ao português:

A ordem aqui é mais ou menos do menor para o maior, em termos de preço. As quatro primeiras são mais baratas, as quatro seguintes intermediárias e as duas últimas mais caras.

A mais bela das Lagunas Escondidas
A mais bela das Lagunas Escondidas

Cogitamos fechar com a Flamingo, mas eles não ofereciam o tour para Lagunas Escondidas e Vale del Bus, que queríamos muito fazer. Descartamos a Lickan Antay pelas avaliações no Trip Advisor. Acabamos fechando quase todos os passeios com a Jae’s Adventure, que atende o turista brasileiro por meio da Deyd, brasileira, e que já tinha sido recomendada pela irmã do meu amigo. O serviço foi bem bacana e o preço bem legal, aplicados descontos pela quantidade de passeios fechados com eles. Combinamos tudo por whatsapp.

Desde o começo já perguntamos sobre a terceirização para outras agências e ela foi honesta na resposta: disse que a terceirização era comum, mas se ocorresse seria somente nos geyseres. Coincidentemente, o passeio no qual houve problema com o veículo. Apesar do transtorno, a solução ao problema nos atendeu bem: fizemos o passeio no dia seguinte, com o Javier, um guia sensacional que já tinha nos levado nas Lagunas Escondidas.

Geysers del Tatio

O único passeio que fechamos diretamente em San Pedro do Atacama foi o Tour Astronômico. Este fechamos com a Atacama Connection e gostamos bastante. Não são todas as agências que oferecem ele e o passeio depende de condições meteorológicas, não ocorrendo nos dias de lua cheia, por exemplo, ou nos raros dias em que o céu não esteja limpo.

Céu estrelado no tour astronômico no Deserto do Atacama

Assim ficou o seguinte:

Jae’s Adventure: 

Atacama Connection

Total dos passeios: 140.000 pesos

Total em ingressos: 38.500 pesos

TOTAL: 178.500 pesos (na cotação de hoje, o equivalente a mil reais, mais ou menos).

Vale dizer que este post não é patrocinado. Fizemos os passeios com as agências e estamos colocando aqui os resultados das nossas pesquisas e das nossas escolhas. Assim, ficam aí duas sugestões de agências baratas e com bom nível de serviço.

lagunas altiplânicas - laguna chaxa e seu espelho d'água refletindo o céu

Na Jae’s, a Deyd nos deu um suporte legal e ficava à disposição para dúvidas e quaisquer problemas. Todos os guias dos passeios foram bons, com destaque para o Javier, que fez conosco as Lagunas Escondidas e os Geysers; e um destaque especial para o Hugo, que nos guiou no passeio de Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas: conhecimento incrível do lugar e muito bom humor tornaram um passeio que já era sensacional ainda melhor. Se escolher a Jae’s e puder fazer o passeio com ele, faça, porque vale muito a pena!

Lagunas altiplãnicas

Quanto ao Tour Astronômico contratado com a Atacama Connection, houve um atendimento bacana desde o começo na agência. O astrônomo responsável pelo nosso passeio também foi sensacional e merece um elogio. Simpaticíssimo, explicava o céu e tudo que estávamos vendo de uma forma super bacana, recomendo!


Jae’s Adventure 

Atacama Connection

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *