Como surgiram os programas de milhagem?

Programas de milhagem

Milhas e programas de milhagem se tornaram uma forma de baratear viagens, amplamente difundida entre a fauna viajante. Sabe como surgiu essa história de juntar pontos?

O primeiro programa de milhagem

Os programas de milhagem surgiram nos Estados Unidos, em 1981. A companhia aérea American Airlines foi a primeira a criar um programa que dava milhas aéreas aos seus passageiros, especialmente aqueles que voavam frequentemente. O programa, chamado de AAdvantage, permitia trocar estas milhas por passagens grátis. No mesmo ano, as companhias United Airlines, Delta e TWA criaram seus próprios programas de milhagem.

As passagens aéreas não eram os únicos benefícios de tais programas. Upgrade para Classe Executiva, check-in e embarque prioritários, acesso a salas VIP são alguns dos benefícios que os programas de milhagem proporcionavam aos seus clientes.

Evolução no uso das milhas

De lá pra cá muita coisa mudou, embora a essência permaneça. No Brasil e no mundo os programas de milhagem continuam tendo como base as companhias aéreas, mas não somente. Hoje, você pode, sim, usar milhas para trocar por passagens gratuitas ou voar em Classe Executiva. Entretanto, o modo de acumular milhas não é restrito apenas ao ato de voar por determinada companhia aérea: é possível juntar milhas comprando produtos na internet, usando o cartão de crédito, assinando planos mensais em troca de milhas.

As milhas evoluíram muito.

Não só as formas de aquisição, mas as formas de utilização também se ampliaram. Você pode usar suas milhas em voos e serviços relacionados, mas hoje também é possível utilizá-las para adquirir ou conseguir descontos em hospedagens, aluguel de carros, seguro viagem, transporte por aplicativo, compras em lojas na internet. É possível usar milhas até para fazer doações para causas sociais!

Milhas = moeda de troca

Veja que as milhas evoluíram de tal forma que se tornaram uma moeda de troca para diversos bens e serviços. As milhas possuem tanto valor que podem, inclusive, serem negociadas e vendidas em troca de dinheiro. Não sei se a American Airlines imaginava que as milhas iriam tão longe ao criar o primeiro programa de milhagem, quase quarenta anos atrás.

Fato é que as milhas hoje podem ser usadas como uma forma de baratear sua viagem, mas vão muito além disso. Elas são uma moeda de troca, basicamente dinheiro em forma de pontos.

Caso tenha interesse no assunto, já escrevi outros dois posts aqui no blog que podem te interessar:

Desvendando os programas de milhagem e de fidelidade

Qual é o melhor Clube de Milhas?

E, claro, no livro Como Planejar Viagens eu mostro alguns modos de inserir e usar as milhas dentro do seu planejamento, de forma a gerar um orçamento mais eficiente e mais barato de viagem:

Como Planejar Viagens

Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.

No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.

Agora que já fiz o meu jabá, aproveita e me responde: já utiliza programas de milhagem? Acumula pontos no cartão? Acumula de outras formas? Comenta aqui embaixo pra gente conversar um pouco! 😉

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *