Dolce maniera – Uma doceria perto do Vaticano

 

doce maniera

 

Se você vai em direção ao Vaticano pegando o metrô, certamente descerá na estação Ottaviano. Estando ali, proponho andar alguns passos na via Barletta, mais especificamente em direção ao número 27. Numa portinha minúscula, com uma placa quase apagada, há uma cornetteria chamada “Dolce maniera“.

dolce-maniera-entrada

Entrada da cornetteria “Dolce Maniera”. Desista de achar no google street, o lugar é um achado!

Não tenha medo (rs), atravesse a portinhola e desça os degraus. No subsolo há uma doceria que atraiu minha atenção quando eu ainda planejava minha viagem a Roma. Eu queria algo que fosse mais local, com bom preço e qualidade.

dolce-maniera-2

No subsolo, uma surpresa.

A princípio eu tinha em mente que o lugar era apenas uma doceria, mas não, neste pequeno espaço, após passar por esta minúscula porta e descer alguns degraus, a fartura de doces, salgados, gelatos e coisas mais fará você lembrar que está em Roma. A idéia romana é que não precisa ser belo, importa que seja farto e saboroso.

dolce-maniera

Muitas opções de doces. Minha dica? Ciambelle!

O lugar parece sempre ter gente, descendo, comprando e saindo com seus embrulhos de papel. O atendimento é rápido, e eu já cheguei com uma ideia do que eu queria… “Ciambelle, per favore“. Trata-se de um enorme pão doce, recheado de creme, e tudo por apenas 0,30 euros! Lembra o nosso “sonho” de padaria, e estava divinamente delicioso. Além disso, pedimos também um tiramisù, que achei deveras formidável.

O lugar é um pega e leva, então continuamos o caminho em direção ao Vaticano e acabamos comendo os doces sentados na base das colunas simétricas que circulam a Praça de São Pedro. Era uma manhã linda e um tiramisù era a pedida certa, pois com o dia inteiro pela frente, este doce que significa “puxa-me para cima” era a energia extra que precisávamos para logo em seguida subir na cúpula da Basílica de São Pedro.

no-vaticano

Um Tiramisù nas colunatas do Vaticano tem um sabor bem especial

 

Todos os caminhos levam a:

Dolce maniera

onde: Via Barletta, 27. Bem perto da estação de metrô Ottaviano.

Quando: Aberta 24 horas 🙂

Quanto: Ciambelle (0,30 euros) e Tiramisù (2,0 euros)

Site: http://dolcemaniera.it/

 

 

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *