Edifício COPAN – um dos clássicos de São Paulo

O COPAN é o edifício sinuoso mais icônico do centro de São Paulo, misto de atrativo turístico, centro comercial e centro residencial. Situado na República, os seus 115 metros de altura não passam despercebidos de quem caminha por ali.

à esquerda, o COPAN, com seu traçado sinuoso
À esquerda, o COPAN, com seu traçado sinuoso

O COPAN na verdade é um grande condomínio: são 1.160 apartamentos espalhados pelos seus seis blocos e 32 andares. Mais de 5 mil pessoas moram no COPAN, que também abriga sessenta estabelecimentos comerciais.

Projeto

O projeto do COPAN foi feito na década de 50 e o formato curvo do prédio já deixa adivinhar a mão de Oscar Niemeyer na idealização do edifício. A ideia era algo na linha do Rockefeller Center de Nova York: um misto de residência, centro comercial e espaço de lazer. A principal financiadora do projeto era a empresa aérea PanAm.

Mar de prédios, vistos de cima do COPAN
Mar de prédios, vistos de cima do COPAN

Entre idas e vindas, a obra ficou enroscada por anos. O nome do edifício vem da COmpanhia PAN-americana de hotéis e turismo, que encomendou o projeto do Copan prevendo um super hotel logo ao lado, que acabou não vingando também.

Decadência e ressignificação

Até os anos 70 o COPAN era um símbolo do crescimento e da vanguarda de São Paulo; daí em diante, com a decadência do centro da cidade, o COPAN passou a ter uma imagem negativa, sendo comparado a um cortiço, algo muito longe das ambições iniciais para o edifício.

Os anos 90 trouxeram o início da ressignificação do centro de São Paulo e isso atraiu novos moradores para o COPAN, notadamente de classe média, em busca de moradia bem localizada e com preços baixos. Os próprios blocos do COPAN traziam uma representação da desigualdade da cidade em menor escala: o bloco B era ocupado por pessoas mais humildes, enquanto o bloco D, com apartamentos de três quartos, era ocupado por pessoas com maior poder aquisitivo.

O Edifício Copan hoje

Hoje, são mais de 5 mil moradores de diversos níveis sociais nos mais de mil apartamentos do COPAN. Diferente da imagem de degradação que o edifício carregou ao longo de vários anos, hoje ele é um símbolo dentro do centro histórico de São Paulo.

No andar térreo fica o centro comercial do prédio e vale muito a pena passear por ali. Um dos lugares mais interessantes é o Café Floresta, que comercializa café há décadas ali, um dos pioneiros nessa história de Café Gourmet. Os cafés aromatizados pra levar pra casa são ótimos (o de baunilha é muito bom) e o local não aceita cartões de crédito. Pare ali para um cafezinho.

café floresta
Café Floresta

Outra parte interessante do complexo é a locadora. Nostálgico com as antigas locadoras de fitas VHS e DVD? Pois bem, ali no Copan você encontra uma sobrevivente desses tempos antigos para matar as saudades.

Você vai encontrar ali uma loja de queijos, cabeleireiros, restaurantes e muito mais. Um clássico é o Bar da Dona Onça, um dos restaurantes mais famosos do centro, dirigido pela Janaína Rueda que, junto do seu marido Jefferson Rueda, vem trazendo gastronomia boa pro centro há anos. Outro restaurante que muito me interessa ali é o Magg Café, que ainda não tive oportunidade de visitar, mas está na minha lista.

Visita gratuita ao terraço do Copan

Não poderia deixar de falar da clássica visita ao terraço, do qual você tem uma vista sensacional da cidade. A visita é gratuita, mas só ocorre em dias de semana: de segunda a sexta, às 10:30 e às 15:30, com agendamento prévio. Basta chegar lá com antecedência ao horário e agendar. Com a pandemia, horários podem ser diferentes ou visitas podem estar suspensas. Além disso, as visitas são suspensas também em virtude de mau tempo.

Edifício Itália, visto do terraço do COPAN
Edifício Itália, visto do terraço do COPAN

Não bastasse tudo isso, há vários apartamentos no COPAN disponíveis no Airbnb. Já pensou se hospedar em um edifício com tudo isso de história? Pois é, o COPAN é uma atração completa mesmo.

O Copan combina com um passeio completo pelo centro e já falamos de alguns lugares aqui no blog. Vale dar uma lida nos posts sobre a Sorveteria do Centro, o Hot Pork e a Casa do Porco, que estão ali pertinho. Uma boa dobradinha com o Copan é ir ver um espetáculo no Theatro Municipal no fim do dia e passear no Shopping Light, logo em frente. 😉

Todos os caminhos levam a:

EDIFÍCIO COPAN

Onde: Avenida Ipiranga, 200, pertinho do Metrô República

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *