Espetáculo no Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal é uma das casas mais icônicas dedicadas à música clássica na cidade de São Paulo. Assistir a um espetáculo lá é um programa imperdível e, melhor ainda, barato. Muitas vezes até gratuito.

Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo

O tipo de apresentação encenada e a posição em que você quer assistir influenciam no preço dos ingressos, obviamente. Mas mesmo os lugares mais distantes proporcionam uma boa visibilidade do palco e do espetáculo, com exceção dos lugares com visão parcial. Se bem que no último espetáculo que eu vi lá eu fui num lugar com visão parcial e foi bem ok, não tive problemas e consegui aproveitar bem.

Theatro Municipal de São Paulo

O Palco

Há vários tipos de espetáculos: óperas, balés, corais, concertos. Cabe a você escolher o que for mais do seu gosto. Dentre os diferenciais do Theatro Municipal, eu destaco o Happy Hour, que é uma apresentação gratuita, que ocorre normalmente em algum dia útil, às 18 horas, no saguão. É necessário retirar ingressos com uma hora de antecedência e a lotação é de 80 pessoas.

Outra proposta bacana são os Concertos Informais, em que o maestro vai explicando a composição que está sendo executada. Vale destacar também o Meu Primeiro Municipal, uma apresentação clássica com foco nas crianças. Acho lindo isso que eles fazem de querer aproximar a galera da música clássica, em vez de pôr a música erudita em uma redoma de elitismo e complexidade.

Theatro Municipal de São Paulo

Salão superior

Não paguei mais do que 40 reais em nenhum espetáculo lá. O último balé que eu fui ver lá, “A Sagração da Primavera”, custou agradáveis 12 reais. Dentro do Theatro há o restaurante Santinho, que tem alguns quitutes bem gostosos, mas um preço um pouquinho salgado. Vale a pena chegar uma horinha antes do espetáculo pra comer por ali, admirar a escadaria linda do saguão principal, bem como o salão espelhado do andar superior.

A sacada externa, com vista pro Shopping Light, também é bem bacana, principalmente à noite, quando o prédio da antiga companhia Light fica iluminado.

Mais uma coisa bacana é que após o final do espetáculo o Theatro costuma fazer um “bis”, no qual ficam liberadas filmagens e fotos da apresentação. O intuito do “bis”, na verdade, é realmente este: a galera filmar e postar nas redes sociais. Muita visão do Theatro Municipal, show de bola!

Theatro Municipal de São Paulo

Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos pessoalmente na bilheteria do teatro ou pelo site do Theatro Municipal, que faz a venda online dos ingressos por meio da Eventim, com 9% de taxa de conveniência a mais. Alguns espetáculos são bem concorridos, pois as temporadas são relativamente curtas. Por exemplo, quando vai ser apresentada uma ópera, ela costuma ficar em cena por no máximo duas semanas, às vezes menos. Então, pra não perder nada, recomendo ficar de olho na programação, seguindo o Theatro Municipal pelo Facebook ou Instagram, ou acessando o site e vendo quando abrem as vendas para o espetáculo do seu interesse.


Todos os caminhos levam a:

Theatro Municipal de São Paulo

Onde: Praça Ramos de Azevedo, Centro

Site oficial: http://theatromunicipal.org.br/

Facebookhttps://pt-br.facebook.com/theatromunicipalsp

InstagraM: https://www.instagram.com/theatromunicipal/?hl=pt-br

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *