Gelatos para experimentar em Florença

Florença é a capital do sorvete (gelato, em italiano). Conta a história que ali surgiu, no distante ano de 1559, e pelas mãos de Buontalenti, a primeira versão desta maravilha cremosa chamada gelato. Fazendo jus a este legado, a cidade fiorentina foi escolhida para abrir o Gelato Festival, que acontece todos os anos e premia a descoberta de novos sabores e as melhores criações.

Gelato

Experimentando um gelato em Florença

Assim, uma das felicidades de estar em Florença, podendo ver Davi de Michelangelo ou apreciando o pôr do sol da Piazzale Michelangelo, é poder tomar tantos gelatos quantos forem possíveis, porque eles são muito saborosos.

Mas, o que faz do gelato italiano um ‘sorvete’ melhor?

Bem, lá no começo, como eu estava dizendo, Buontalenti criou o gelato para servir a… nobreza fiorentina. Mais especificamente, no casamento de Maria de Medici, pertencente à tradicional e poderosa família Medici. Então, nascido em berço esplendido, felizmente os italianos mantiveram esta cultura pela qualidade. Hoje, em Florença, você encontra gelatos realmente incríveis (claro, há sempre uns pega-turistas por aí) e que eu irei indicar neste post.

Resumo da ópera: o gelato italiano se destaca porque é feito de forma artesanal, com produtos de qualidade da estação, não precisa estar estupidamente congelado, porque seu consumo é local (ou seja, não será transportado em ‘massa’ para longínquos balneários de verão). Nesta receita, menos é mais. Por isso, tem menos açúcar e menos gordura, ele é menos poroso, isto é, mais denso, porque não inflam ele com gás carbônico. O resultado? Uma experiência gelato!

Vou indicar 3 gelaterias de Florença, cada uma incrível ao seu estilo. Estas Gelaterias são de qualidade e são fáceis de encontrar passeando pela cidade.

Venchi – desde 1878 – gelatos para o mundo!

Via Calzaiuoli, 65/R – uma das mais movimentadas ruas de Florença.

Aberto dos os dias, das 10h às 23h. Sexta-feira e Sábado, fica aberto até meia-noite.

Gelato

Na vida principal, não tem como deixar de experimentar o sorvete da Venchi.

Famosa marca italiana que ganhou o mundo, mas nem por isso perdeu o senso de que o bom gelato é artesanal. Se ficar com dúvida entre os muitos sabores, para experimentar, diga: “posso assaggiare?”. Sim, você está de férias e pode.

Vivoli – desde 1930 – gelatos produzidos pela mesma família!

Via Dell’Isola delle Stinche, 7/R – rua escondidinha perto da Piazza di Santa Croce.

Aberto das 7h30 às 00h00. Domingo abre às 9h.

Gelato

Aquele sorvete tradicional que só tem em Florença

Típico gelato artesanal e feito pela mesma família a quatro gerações. Preço ótimo para um autêntico gelato! É considera uma das melhores e está na rota dos turistas mais exigentes. Para pedir no copinho, diga “coppeta“.

Don Nino – moderno e saboroso, na melhor localização

Piazza del Duomo, 11 – sempre perto dos monumentos mais importantes.

Todos os dias, aberto das 8h às 01h00 da madrugada.

Gelato

Os novos sabores e gelatos de Florença

Don Nino é a versão moderna da gelateria que cresce, o produtor ganha prêmios e começa a difundir seus sabores realmente fascinantes. Pague por seus sorvetes um valor mais caro, até porque a localização pesa, e descubra a revolução dos novos sabores, sempre perto dos pontos mais icônicos da cidade. Para pedir na casquinha, diga “cono“.

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *