A inesquecível torta de maçã da Winkel 43

 

Pense numa noite fria, aliás, congelante! Bem, esse foi o cenário que encontrei pelo caminho antes de chegar até a Winkel 43, reconhecido como o lugar que serve uma das melhores (senão a melhor) torta de maça de Amsterdam. Sim, eu fui a contragosto e reclamava da chuvinha ofuscante que caía, mas chegando lá mudei de humor rapidamente.

Torta de maçã em Amsterdam

Um café simpático que vende tortas de maçã inesquecíveis – Winkel 43!

Bem, a Winkel 43 é um café/bar com ambiente aconchegante, de noite o clima é de meia-luz, cheio de casais ou grupos de amigos saboreando petiscos, cervejas, cafés e, claro, a famosa torta de maça. A casa funciona até tarde, pelo menos até 1h00 da manhã,  sábado e domingo até às 3h00. Além disso, este café fica relativamente perto (7 minutos de caminhada) da Casa de Anne Frank, sendo bastante sugestivo fazer um roteiro combinando as duas coisas.

Torta de maçã em Amsterdam

Um café com ambiente de bar, assim é a Winkel 43, o lugar com a torta de maçã mais saborosa que já comi.

Como eu disse, meu humor mudou absurdamente quando comi o primeiro pedaço da torta de maça [appeltaart, em holandês] com chantilly [slagroom]. Reconheço, eles servem uma torta de maça incrível, que tem uma massa bem macia, úmida, quente e fresca, o que ajudou muito bem a combater o frio do lado de fora. A torta não tem um aspecto delicado, ao contrário, parece caseira, meio “torta”, no sentido assimétrico, rs, mas tem o principal: sabor, muito sabor!

Torta de maçã em Amsterdam

Torta de maçã da Winkel 43

Como a Winkel 43 é famosa pela torta de maça, isso gera um ciclo virtuoso, pois muitas pessoas vão lá para comer a torta que, de tão pedidas, estão sempre saindo quentinhas e frescas. Vale dizer, no lugar não há vitrines no balcão. Então, as tortas são preparadas no andar debaixo, e sobem quentes, encantando aos paladares mais exigentes.

Torta de maçã em Amsterdam

No andar de baixo, no silêncio da noite, várias tortas de maçã prontas para subir ao andar superior.

Pelo atendimento simpático, rápido e alegre; pela torta de maçã perfeita, quente e de preço justo; pelo calor interno ante o frio mal-humorado do lado de fora, a Winkel 43 se tornou aquele “lugarzinho” que eu hei de voltar para provar a mim mesmo que escolhas felizes são como shots de tequila: repetir a dose é fundamental.

 

Todos os caminhos levam a:

Winkel 43

Onde: Noordermarkt 43, Amsterdam.

Quando: de terça a quinta-feira, das 08h00 às 01h00. Sexta e sábado funciona até às 3h00 da madrugada. Domingo abre mais tarde, às 10h00.

Quanto: Torta de maçã por 4 euros

 

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *