Leicester Square, uma das praças mais legais de Londres

Qualquer comparativo absoluto em Londres pode parecer suspeito e gerar controvérsias. Uma das cidades mais pop e cosmopolitas do mundo, Londres possui uma infinidade tão grande de coisas de todos os gêneros que eleger uma de uma categoria como “a melhor” ou “mais legal” pode soar herético. Por isso optei por afirmar aqui que a Leicester Square é “uma das praças mais legais de Londres”, embora pessoalmente eu ache ela a mais legal. 😛

Música de rua na Leicester Square

Quando em Londres, você vai notar que algumas letras serão comidas na pronúncia londrina, de forma que vai soar mais como “Lester Square”, e não “Lei-ces-ter Square”. Dito isto, a Leicester Square está no meio de tudo. A poucos minutos dela está outra praça famosa e potencial rival: Trafalgar Square; na direção oposta, Soho e Chinatown; outros poucos minutos te separam de Picadilly, Convent Garden e dos teatros do West End.

Fora a localização estratégica, o que há na bendita praça? Vejamos:

 

CINEMAS

Cinema EMpire Leicester Square

A praça é rodeada de cinemas de rua com letreiros luminosos. O ODEON e o Empire são os que mais se destacam e ali acontecem várias premieres de filmes, com tapete vermelho e tudo mais. Quanto ao Empire, vale dizer que o lugar possui dupla função: é dividido em cinema e cassino. Há ali ainda um terceiro cinema, o Vue, pra fechar.

Ali por perto, na Leicester Place, fica um quarto cinema que vale a menção, o Prince Charles Cinema. A Uma Thurman já disse que este é o cinema preferido do Quentin Tarantino na Grã-Bretanha (pra quem não sabe, eu sou fã do tio Quentin :P). Além dos lançamentos, este cinema exibe clássicos antigaços. Show!

 

M&M’s WORLD

M&M's em vários tubos na M&M's World

A loja M&M’s World, auto intitulada “a maior loja de doces do mundo”, definitivamente vale a visita. Os M&M’s são guardados em tubos gigantescos que formam um sem número de cores que saltam aos olhos. Você vai abrindo as torneirinhas e misturando os que mais lhe apetecerem e pesa pra ver quanto sai a brincadeira. Chaveiros, pelúcias, enfeites, roupas e uma grande variedade de coisas ligadas à marca também estão à venda. No cenário da loja há quadros divertidos, boneco M&M’s vestido como guarda britânico, uma M&M’s Road imitando a Abbey Road, muito show! Mesmo que você não compre nada a loja é bem divertida e rende várias fotos bacanas.

 

RELÓGIO MUSICAL SUÍÇO

Relógio musical suíço

No relógio musical suíço ocorrem algumas apresentações de marionetes ao longo do dia. O relógio foi um presente da Suíça à Inglaterra como símbolo da amizade entre os dois países. Não se prenda tanto à apresentação, que é bonitinha, mas bem simples e dura uns poucos minutos. Se calhar de estar lá no horário, dê uma paradinha pra assistir. Quais os horários? Pois bem, de segunda a sexta: às 12, 17, 18 e 20 horas; sábados e domingos: às 12, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20 horas.

 

MUSICAIS E TEATRO

Quiosque da TKTS

Na praça há um quiosque da TKTS, no qual você pode adquirir ingressos para apresentações de peças e musicais com desconto. Você verá que os ingressos são vendidos aos montes e em diversos lugares por ali, mas a TKTS seria o posto de venda oficial, assim digamos. Dali para os teatros do West End é rapidinho.

Se você quiser comprar ingressos com antecedência, recomendável principalmente se você for ver peças e musicais no fim de semana, quando esgotam mais rapidamente, eles também vendem. A título de exemplo, peguei Wicked (20 libras) e Mousetrap da Agatha Christie (25 libras) para o próprio dia, quarta e sexta, respectivamente. No painel eles mostram os ingressos e setores disponíveis para peças do dia. Se o preço não tiver desconto estará, pelo menos, na média. Vale a pena!

Estátua em homenagem a Shakespeare

Estátua em homenagem a Shakespeare

E o que mais? Bem, no centro da praça, há uma estátua em homenagem a Shakespeare, rodeada por uma fonte de água. Alguns restaurantes no entorno fecham a figura da praça, entre eles Burger King, um quiosque da Pizza Hut, um mexicano e um Costa Coffee, rede de cafés do Reino Unido. Nas imediações estão também os restaurantes de China Town, um pub da rede Slug & Lettuce, uma hamburgueria do Shake Shack e muito, muito mais. O que não falta é lugar para comer por ali.

A Leicester Square é muito animada, super turística e um ponto vital de Londres. Apresentações de músicos de rua acontecem ao longo do dia e da noite e dão um charme a mais à praça. Nas muretas baixas que servem de banco aos turistas, eu incluído, a galera fica comendo e conversando, aos pés dos letreiros luminosos dos cinemas. Na primeira vez que estive em Londres, passei rapidamente pela praça, quando fui na loja da M&M’s. Para pegar a vibe do lugar, entretanto, é legal se demorar um pouquinho mais, ver as apresentações de rua, sentar um pouquinho por ali, quem sabe até um cinema?

E falando em apresentações de rua, só pra ter um gostinho:



Eu não via nada demais na praça, até passar mais tempo lá: indo ou voltando de Convent Garden, correndo atrás de algum ingresso para musical, voltando a pé à noite, indo almoçar em Chinatown, descendo para a Trafalgar Square… todos os caminhos (perdoa o trocadilho vai!) passavam pela Leicester Square e estar ali era se sentir no centro de tudo, no centro do centro de Londres.

Como não achar esta a praça mais legal da cidade?

Já foram? Gostaram? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!


Todos os caminhos levam a:

Leicester Square

Onde: pelo metrô, basta descer na estação Leicester Square (Linhas Northern e Picadilly). Está perto de pontos chave da cidade, como Trafalgar Square (pertíssimo), Chinatown, Picadilly Circus e Convent Garden.

Quando: a praça fica mais bonita iluminada pelas luzes dos cinemas à noite, mas a visita de dia também vale a pena.

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

4 comentários sobre “Leicester Square, uma das praças mais legais de Londres

  1. Flavio Nakamura

    Estava dando uma relida nos seus posts de Londres, pois estou programando um retorno àquela cidade! Lembro-me pouco da Leicester Square, pois da primeira vez na cidade fiquei apenas 3 dias, então tudo foi correndo e, da segunda vez, quase tudo estava em obras, por conta das Olimpíadas!
    A única coisa que me lembro do local é a loja da M&M’s mesmo!

    1. Alex Lopes Autor da Postagem

      Que bacana, Flavio!
      Na primeira que fui a minha passagem por ela foi bem corrida também, basicamente eu também fui só na loja da M&M’s. Na segunda vez já fui com um pouquinho mais de tempo, aí deu pra pegar melhor a vibe do lugar. Não peguei nenhum tapete vermelho de estreia de filmes, espero que você pegue um e conte pra gente aqui depois!
      Obrigado por comentar!

  2. Mariane

    Adorei, encontrei seu site procurando por coisas sobre Londres e estou adorando, todos os posts. Viajarei para lá em fevereiro e estou super animada. Ah também sou super fã de Beatles, enfim, parabéns pelas postagens e seguirei acompanhando 😀

    1. Alex Lopes Autor da Postagem

      Olá, Mariane, fico feliz que esteja gostando! Que bacana, você vai adorar, Londres é maravilhosa, ainda mais para nós fãs de Beatles! Se tiver tempo, dê uma passadinha na rua Saville Row pra ver o prédio onde eles se apresentaram pela última vez e não deixe de ir ao metrô St. John’s Wood, perto do qual ficam os estúdios Abbey Road e a famosa faixa de pedestres que é a capa do disco Abbey Road. Continue nos acompanhando, é uma imensa satisfação saber que está gostando das nossas postagens! Obrigado por comentar e um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *