Lisboa Card vale a pena?

Várias capitais europeias possuem cartões que englobam acesso a atrações, transporte e afins. Alguns valem a pena, outros não. Lisboa possui um passe turístico do tipo chamado Lisboa Card. E aí, vale a pena ou não? Vejamos!

Lisboa Card

Lisboa Card

O que é: um cartão que dá acesso gratuito a uma série de atrações, dentre elas a Torre de Belém, o Elevador de Santa Justa e o Mosteiro de Jerônimos. O cartão também dá acesso gratuito ao transporte dentro de Lisboa, englobando bondinhos, elétricos, ônibus e metrô. Mais: o cartão dá desconto em várias atrações em Lisboa e em outras cidades, como Sintra, por exemplo. Vale mencionar que o cartão também dá acesso aos trens (ou comboios, em bom português de Portugal) para Sintra e Cascais, cidades próximas de Lisboa e que normalmente dão uma ótima dobradinha para quem vai a Lisboa.

Quanto custa: o Lisboa Card vem em três modalidades, com validade para 24, 48 ou 72 horas, os quais custam 19, 22 e 40 euros, respectivamente. Para crianças até 15 anos, os preços são diferentes: 12, 18 e 21 euros. 🙂 O que melhor se encaixa para você vai depender da duração da sua estadia na cidade. Fiquei quatro dias em Lisboa e um em Sintra e peguei o de 72 horas.

Como funciona: super simples. Você compra o cartão e anota nele o dia e horário de início da utilização. Este será o termo inicial para contar a validade do Lisboa Card.

Onde comprar: você pode adquirir no site oficial https://www.lisboacard.org/pt/ . Neste caso, você precisará ir a um ponto de informação turística em Lisboa para retirar o cartão. O ponto mais manjado é o ponto do Aeroporto de Lisboa, no hall de chegada. Ou você pode ir pessoalmente a um ponto de informação turística e adquirir o cartão lá, que foi o que eu fiz.

Vale a pena? Depende é a resposta mais sincera. Em várias atrações você não paga entrada; noutras, você tem desconto; o transporte está incluso, ou seja, você vai ir pra cima e pra baixo sem pagar, incluindo os trens para Sintra e Cascais. Fica bem fácil diluir o valor do Lisboa Card nos benefícios que ele dá em atrações e transportes.

Entretanto, vale dar uma consultada neste link nas atrações que são gratuitas ou têm descontos com o Lisboa Card, ver quais atrações você pretende visitar e fazer as contas. Se você for visitar poucas atrações e não for utilizar muito o transporte público, pode ser que não valha a pena. Eu visitei um bom número de atrações, utilizei o transporte público um bom número de vezes e fui para Sintra, então o valor do meu Lisboa Card se diluiu facilmente entre estes itens. Pra mim valeu muito a pena. 🙂

Guia do Lisboa Card

Guia do Lisboa Card

O Lisboa Card vem com um guia bem bacana que mostra as atrações às quais o cartão dá acesso, gratuitamente ou com desconto. O encarte tem uma carinha de guia de viagem e acaba servindo como souvenir.

E aí, já utilizaram o Lisboa Card? Valeu a pena? Conta pra gente nos comentários!

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *