Memorial do Holocausto, em Berlim

Berlim possui vários ótimos programas gratuitos e de qualidade, indicados tanto para o viajante com orçamento folgado, quanto e principalmente, para o mochileiro com orçamento apertado. Já falamos aqui no blog da imperdível visita ao Prédio do Parlamento Alemão, bem como do maior cartão postal de Berlim, o Portão de Brandenburgo, ambos programas gratuitos. Neste post, para alegria do viajante mão-de-vaca e interessado em história, falaremos de mais um programa gratuito: o Memorial aos Judeus Mortos da Europa, mais conhecido como Memorial do Holocausto.

Memorial do Holocasuto em Berlim

O Memorial do Holocausto de Berlim fica bem no centro da cidade, próximo do Portão de Brandenburgo. Ao visitar o memorial, meu sentimento foi de total confusão, do tipo: que raios é isto aqui?

O Memorial do Holocausto é um enorme complexo a céu aberto. São incríveis 19 mil metros quadrados cobertos com 2.711 blocos de concreto. Cada bloco mede 2,38m de comprimento por 0,95m de largura, com altura variando 0,2m a 4,8m. O efeito é estranho: é como um macabro jardim de concreto.

Pedras de concreto do Memorial do Holocausto de Berlim

De acordo com o projeto do arquiteto Peter Eisenman, que projetou o memorial, os blocos são desenhados para produzir uma “intranquilidade, um clima de confusão e a escultura toda ajuda a representar um sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana”.

Você pode caminhar por entre os blocos e, conforme os blocos aumentam de tamanho, a sensação é de se estar caminhando por um labirinto de concreto.

Pesquisando posteriormente para o post, descobri que há ainda uma sala subterrânea que faz parte do memorial, chamada Local da Informação, com uma exposição sobre as vítimas do holocausto. Não fui pois desconhecia a existência do local, fica a dica.

O sentimento de caminhar por entre os blocos do memorial é estranho. Pelo menos foi o que eu senti. A vibe do local é qualquer coisa menos alegre, condizente com o horrível extermínio de mais de 6 milhões de judeus no holocausto.


Todos os caminhos levam a:

MEMORIAL DO HOLOCAUSTO (HOLOCAUST-MAHNMAL)

Onde: Cora-Berliner-Straße 1, Berlim. Perto do Portão de Brandenburgo. Estação S+U Brandenburger Tor do metrô.

Quando: os blocos podem ser acessados a qualquer hora. O Local da Informação (Ort der Information) funciona das 10 às 20 hs (abr-set) e das 10 às 19 hs (out-mar).

Quanto: GRÁTIS!

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *