Mercado de Pulgas em Moscou – Izmailovsky Market

O ano era 2018, o mês era julho. O Brasil estava fora da Copa do Mundo. Nossos planos de ver o Brasil campeão na Copa da Rússia estando na Rússia foram frustrados. No dia em que a França jogava a final contra a Croácia, entretanto, a eliminação brasileira já estava há muito superada. Nesse dia a gente queria mesmo era achar um mercado de rua legal pra ficar fuçando quinquilharias diversas. Acabamos parando em um mercado de pulgas sensacional de Moscou, o Izmailovsky Market.

Rumo ao mercado de pulgas!
Rumo ao mercado de pulgas!

Antes de chegar a Moscou, passamos por São Petersburgo. Em São Petersburgo, fizemos uma daytrip de um dia para o Peterhoff, perto do qual havia uma feirinha com lembrancinhas típicas russas, onde compramos algumas coisas. Essa feirinha, portanto, serve de parâmetro para comparação com o Izmailovsky Market.

Na verdade, não há comparação. 😛

Izmailovsky Market moscou
Izmailovsky Market

A começar pelo tamanho: o Izmailovsky Market é gigantesco. São corredores longos de barracas para explorar. Éramos quatro e preferimos nos separar para cada um dar uma olhada no que mais lhe interessava.

E o que há para se interessar?

Uma variedade interessantíssima de produtos. Foi o melhor lugar para comprar lembrancinhas, com a maior variedade e os melhores preços, de longe. Grife-se: aqui é o melhor lugar para comprar suas lembranças de viagem. Não só a variedade é grande, mas os preços são muito melhores. O Izmailovsky Market está longe da área turística próximo à Praça Vermelha, quase no final da linha 3 azul escuro do metrô e isso só ajuda, porque normalmente se paga mais por produtos vendidos próximos dos grandes pontos turísticos. 

Metrô Partizanskaya (Партизанская)
Metrô Partizanskaya (Партизанская)

E em que consiste a variedade de produtos? Bem, numa porção de coisas. Matrioshkas? Tem, de todos os tamanhos e preços, com diferentes níveis de capricho. 

Matrioshkas
Matrioshkas
várias delas
várias delas
Levei tanto essa matrioshka quanto um desses copinhos de vodka
Levei tanto essa matrioshka quanto um desses copinhos de vodka

Produtos com design e referências da Rússia antiga? Vários. Antiguidades? Sim. Comida? Há barracas pra matar a fome por ali.

espetinhos no Izmailovsky Market

Anéis? Vários. Lenços? Também tem. Imãs de geladeira? Óbvio que sim. Se você quiser comprar aquele gorro russo ao melhor estilo siberiano, você também encontrará por ali. 

Já deu pra sacar né?


Sigam o Blog Todos os Caminhos nas redes:


O passeio é super indicado mesmo que você não queira comprar nada em específico. É a bagunça organizada de uma feira livre misturada ao vai e vem de turistas e vendedores.

Dica: é possível pechinchar. Chorar um pouco pode render bons descontos. Há vendedores que entendem inglês e chegamos a encontrar um que entendia um pouco de espanhol também.

Chaveiros mó bonitinhos por 30 rublos (R$ 2,50)
Chaveiros mó bonitinhos por 30 rublos (menos de R$ 2,50)

Quanto tempo separar? Umas duas horas no mínimo. É uma feira com bastante coisa interessante pra ver. Nós passamos entre 3 e 4 horas por ali, horas que passaram voando, inclusive. Se for comprar souvenirs em Moscou, deixe para comprar no Ismailovsky Market. Os preços são bem abaixo do que você pagaria próximo a pontos turísticos. 

A caneca que me acompanha neste post, inclusive, também vem de lá.

Caneca super trabalhada em tons de marrom e branco, comprada no Izmailovsky Market moscou

Todos os caminhos levam a:

Izmailovsky Market (também chamado de Izmailovsky Bazar) 

Como chegar: o mercado de pulgas fica próximo à estação Partizanskaya (Партизанская) do metrô, linha 3 (azul escuro).

Quando: abre todos os dias das 9 às 18 (sujeito a alteração). O melhor mesmo é ir no fim de semana, quando há mais vendedores.


Como Planejar Viagens

Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Se você fica meio perdido na hora de planejar uma viagem do zero, este livro vai ajudar bastante! Nele mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.

No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *