Metrô de Moscou

O metrô normalmente entra no roteiro de viagem como meio de transporte, somente. Na Rússia, ele pode ser bem mais que isso, entretanto. O Metrô de Moscou extrapola em muito um simples metrô e, além de ajudar você a se deslocar pela imensa capital russa, ele é um programa a parte.

metrô moscou

Os túneis subterrâneos de Moscou já existiam mesmo antes da inauguração do metrô, inauguração esta que ocorreu em 1935. O trabalho de construção foi fruto da execução de um projeto ambicioso e grandioso, para o qual foi mobilizada a população, que ajudou nas obras. 

metro moscou

Nascia o chamado “Palácio do Povo”, um conjunto gigantesco que servia ao transporte, mas que tinha ares de galeria de arte. 

metro de moscou

O metrô de Moscou mantém hoje os ares de décadas atrás, um verdadeiro museu subterrâneo. As estações antigas se somam a estações modernas e que transparecem a atualidade em arquiteturas e adornos de vanguarda. É realmente como um museu: arte clássica, arte contemporânea, arte abstrata, cada uma com seu espaço, temas que mudam de acordo com a estação do metrô em que você está. 

How to use it

Após a copa de 2018, o metrô moscovita se tornou mais amigável: há sinalizações em inglês que facilitam a vida do turista. Algumas estações possuem máquinas para comprar os tickets e em todas você verá funcionários vendendo por trás de cabines. Gestos básicos são suficientes para conseguir comprar com eles, pode ir tranquilo. Apenas sinalize o número de viagens que você quer comprar, os funcionários estão acostumados a atender turistas.

metro moscou
Máquina
metrô moscou
Aperte aqui pra ficar em inglês

Os metrôs de Moscou costumam ser inacreditavelmente profundos, o que depõe em favor de os túneis subterrâneos também servirem para proteção contra bombardeios. Ficamos em uma escada rolante de uma das estações cronometrando: CINCO MINUTOS PARA A ESCADA NOS LEVAR DO FUNDO DA ESTAÇÃO ATÉ A SUPERFÍCIE. CINCO MINUTOS INTEIROS!

metro moscou
CINCO MINUTOS! C-I-N-C-O!

Quando você entra no metrô, há algumas curiosidades: os seguranças podem te parar e pedir para te revistar. Neste caso, não se assuste, é um procedimento normal. Antes de viajar para lá, eu havia lido em alguns blogs que era melhor evitar contato visual com os seguranças e coisas do tipo. Bem, eu não ficaria encarando um segurança de qualquer forma, mas fica aí a dica: na dúvida, não fique encarando o/a segurança. 😛

Fomos parados uma ou outra vez e o segurança pediu para olhar a nossa mochila. Na maioria das vezes, entramos sem qualquer revista.

Quais estações ver?

O número de estações interessantes para se ver é indizível. O metrô conta com quase duzentas no total. Só de usar o metrô para ir aos pontos principais da cidade você já vai se deparar com verdadeiras obras de arte. Já vi listas de seis, dez, treze, quinze estações imperdíveis. Nenhuma delas está mentindo. Eu mesmo fiz a minha lista e, uma vez lá, acabei não seguindo ela.

Mas para não ficar sem dar nomes, vou citar aqui alguns. Uma das mais icônicas estações de Moscou é Ploshchad Revolyutsii (Пло́щадь Револю́ции) ou Praça da Revolução, em bom português. Tem um amuleto nela que vale a parada.

Estação Ploshchad Revolyutsii
Estação Ploshchad Revolyutsii

Embaixo dos arcos de mármore dessa estação, há estátuas dos cidadãos soviéticos, em suas mais diversas ocupações e ofícios. Uma das mais famosas é a do soldado com um cachorro: perceba que o focinho do bichinho já está até descorado. Dizem que passar a mão no focinho desse cachorro dá sorte!

O cachorro da sorte
O cachorro da sorte

Para uma estação mais moderna, dê um pulo na Elektrozavodskaya (Электрозаводская), com suas longas fileiras de lâmpadas circulares no teto. Em todas as estações, vale prestar atenção nos detalhes, que incluem texturas, desenhos e adornos os mais diversos. 

metro moscou

Outra estação super bacana em estilo mais moderno é a Slavianski Bulvar (славианскии булвар). Dá uma olhada:

metro moscou
metro moscou

Mesmo as estações mais simples são super bonitas: a preocupação com a estética é visível, mesmo nas estações menos suntuosas.

metro moscou

Não bastasse toda a arquitetura e riqueza, o metrô moscovita ainda consegue ser fofo. Aposto que você não esperava por essa.

metrô moscou

O Metrô de Moscou rende facilmente um dia inteiro de passeios e ainda assim vai faltar muita coisa. Tudo isso pelo preço de uma passagem!

Muitos dizem que o metrô moscovita é o metrô mais bonito do mundo? Concorda? Se já conhece, comenta aqui embaixo!


Sigam o Blog Todos os Caminhos nas redes:


Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *