Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa

Andando pelo centro de Lisboa, nas proximidades da Praça Dom Pedro IV, há uma loja que salta aos olhos pelos tons vermelhos chamativos da vitrine. Nada mais justo do que lojas de sardinha na capital portuguesa. Mas uma loja que trata o artigo de forma lúdica e criativa é um chamariz a mais. O nome já dá uma ideia: Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa.

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa - Lisboa

Cores pouco gritantes e chamativas

Como já ficou bem claro, o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa é uma loja de sardinhas. 😛 A abordagem é que é surreal: ao adentrar a loja, você vai se deparar com paredes e mais paredes forradas de lata de sardinha. Uma música de ar infantil fica tocando em repeat, a qual me remeteu a carrosséis e coisas do tipo. Não por acaso, há um pequeno carrossel na loja.

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa - Lisboa

Surreal!

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa - Lisboa

SURREAL!

Logo você chega ao lugar aparece um funcionário pra explicar qual é a pegada da loja: todas as latas contém sardinhas, mas o que muda é a embalagem. Cada embalagem traz gravada um determinado ano e mostra um acontecimento marcante daquele ano, bem como alguma celebridade que nasceu naquele ano. As latas começam no ano de 1916 e vem até o ano atual.

Nada como uma foto:

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa - Lisboa

Daí eu já saí caçando as sardinhas do meu ano de nascimento, dos meus pais, etc. Tudo ao som do jingle pegajoso que fica rolando em looping infinito. Um momento de profunda empatia me fez pensar nos funcionários: dureza ficar ouvindo aquela música todo santo dia, várias horas por dia.

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa - Lisboa

Adele nasceu no meu ano!

Na loja também há uma cadeira em forma de sardinha pra você tirar aquela foto massa. E falando em sardinha, se você quiser levar uma ou mais sardinhas, cada lata custa 7 euros (preço em 2017).

Na minha volta para o Brasil, esbarrei com uma loja do Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa no aeroporto de Lisboa. A do aeroporto é menor e mais simplificada, por isso recomendo dar uma passadinha na loja do centro de Lisboa, a matriz. Nem que seja só pra espiar e ficar com a musiquinha na cabeça.


Todos os caminhos levam a:

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa

Onde: Praça Dom Pedro IV, nº 39, Lisboa.

Quanto: visitar não custa nada! 🙂 se for comprar, cada lata de sardinha custa 7 euros (preço em 2017)

Site: http://www.mundofantasticodasardinha.pt/

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *