Museu Ferroviário de Curitiba

O Museu Ferroviário de Curitiba é o tipo de programa simples, direto e, melhor, gratuito!

O museu fica no local onde funcionou a antiga estação ferroviária de Curitiba de 1890 a 1985. As instalações do museu fazem parte do Shopping Estação (o nome do shopping faz bastante sentido, não?) e a entrada é justamente por dentro do shopping.

Locomotiva do início do século 20 no Museu Ferroviário de CUritiba

Locomotiva do início do século 20

O museu reúne várias peças históricas ligadas à história ferroviária paranaense. No hall principal você estará inserido no ambiente da bilheteria da estação antiga. Uma das partes mais legais é a locomotiva do início do século 20 que fica em frente à entrada do museu, dentro do shopping. Ali, você se imagina perfeitamente na antiga plataforma da estação.

Plataforma da estação inserida dentro do ambiente do shopping

Plataforma da estação inserida dentro do ambiente do shopping

E o bacana é justamente isto: toda a atmosfera do lugar é feita para tentar recriar o ambiente da estação que funcionou ali um dia.

A visita é bem curta e parte do charme está justamente nisso. Entretanto, não faça malabarismo para ir lá, porque o Museu Ferroviário de Curitiba é daqueles pontos turísticos que valem a pena se você estiver com tempo e por perto.

Placa do Museu Ferroviario de Curitiba

O Shopping Estação fica a uns 20 minutos a pé do Largo da Ordem, ou seja, se estiver passeando pelo centro histórico de Curitiba e quiser dar uma passada no shopping para um lanche ou almoço, inclua o Museu Ferroviário de Curitiba no seu roteiro.

E o melhor: esta curta viagem no tempo não custa nada!


Todos os caminhos levam a:

Museu Ferroviário de Curitiba

Onde: Shopping Estação, na avenida Sete de Setembro, 2775.

Quando: terça a sábado, das 10 às 18 hs; domingo, das 11 às 19 hs. FECHADO às segundas-feiras.

Quanto: grátis!

Site do Shopping Estação: http://www.shoppingestacao.com.br/

 

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *