Musicais em São Paulo – Teatro Renault

Para reforçar a já maravilhosa oferta teatral de São Paulo, já há um bom tempo os musicais estão mostrando que caíram no gosto do público paulistano. Embora os musicais rolem em vários teatros da cidade, um dos maiores expoentes do gênero é o Teatro Renault.

Teatro Renault

Teatro Renault

No lugar onde hoje funciona o Teatro Renault funcionava o Cineteatro Paramount, inaugurado em 1929. Nele foi exibido o primeiro filme de cinema com som e o teatro, que veio a ser conhecido como “Palácio Encantado”, era um símbolo de glamour na época.

Na década de 50, o maestro Antonio Carlos Jobim se apresentou pela primeira vez em São Paulo no palco do Paramount. Nesta mesma década, o palco do teatro abrigou mostrou ao público a Jovem Guarda e o Tropicalismo, dois dos movimentos artísticos mais importantes da época.

Em 1969, um incêndio devastou a casa, que passou por uma reconstrução, enfrentou a decadência e, finalmente, veio a ser reinaugurada em 2001 como Teatro Abril, com recursos da inciativa privada. Em 2014, a Renault comprou os direitos de nome do Teatro Abril, que passou a se chamar Teatro Renault.

A reinauguração, em 2001, ocorreu com um musical mundialmente famoso: Les Misèrables, baseado na obra de Victor Hugo. Desde então, o teatro traz musicais de peso da Broadway e do West End. Já passaram por lá, pra citar alguns, O Fantasma da Ópera, Miss Saigon, Cats, Mamma Mia, O Rei Leão e Wicked.

Fachada

Fachada

A casa é simplesmente linda. A fachada e a área externa dos auditórios, em Art Nuveau, foram tombados como patrimônio histórico. A arquitetura, a história do lugar e os musicais de peso tornam a experiência de assistir a um espetáculo no Teatro Renault algo incrível.

E para você que fica receoso se as versões brasileiras destes musicais consagrados valem a pena, eu digo que valem muito!

As montagens normalmente são feitas com tal esmero e qualidade que a experiência de assistir aqui é tão boa quanto assistir ao original. Assisti ao Wicked no Teatro Renault e em Londres e posso dizer que a qualidade é a mesma.

Palco de Wicked, no Teatro Renault

Palco de Wicked, no Teatro Renault

Normalmente os musicais ficam em cartaz no Teatro Renault até dezembro de cada ano. Única exceção até a data deste post foi o Rei Leão, que ficou por quase dois anos seguidos. As apresentações costumam ocorrer de quinta a sábado, com duas apresentações por dia nos fins de semana. Ingressos partem dos 50 reais (preço em 2017), com direito à meia entrada.

Assim, não deixe de assistir a um musical no Teatro Renault, seja você morador da cidade, seja você turista passeando pela cidade. Não importa o que estiver em cartaz lá, certamente vale a pena!


Todos os caminhos levam a:

Teatro Renault

Onde: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411. O metrô mais próximo é a Sé, entretanto recomendo uber ou táxi para chegar ao local e sair de lá, especialmente à noite. Há estacionamentos na avenida.

Quando: espetáculos costumam ocorrer de quinta a domingo. Consulte programação.

Quanto: ingressos para os espetáculos partem dos R$ 50,00, com direito à meia entrada (preços em 2017). Algumas vezes rolam sessões populares, com ingressos de todos os setores a R$ 50,00! Vale acompanhar.

Site: https://www.renault.com.br/universo-renault/teatro-renault.html

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *