O que fazer em Edimburgo: Museu Nacional da Escócia

Museu Nacional da Escócia ou National Museum of Scotland, no original. O nome soa sério e sisudo, mas não é bem assim não. Sabe aquele programa com grandes chances de agradar todo mundo? Bem, é disso que se trata este simpático museu gratuito em Edimburgo, um dos mais importantes da cidade e da Escócia.

Hall central do Museu Nacional da Escócia

Hall central do Museu Nacional da Escócia

No dia que eu fui, o vento frio e a chuva tornavam algum programa interno mandatório para se abrigar do tempo ruim. O Museu Nacional da Escócia estava no topo das minhas prioridades em termos de museu, pelas pesquisas que eu havia feito antes de visitar a cidade. Interativo, eclético e gratuito.

Acertei em cheio! 😀

O hall central do museu é comprido e com uma armação superior hiper estética para fotos, que usa de luz natural para dar claridade ao ambiente. A luz natural já causa uma primeira impressão super interessante. E a partir daí só melhora. 😛 A partir deste hall, escolha qualquer caminho e explore cada andar. Vale a pena olhar tudo, tudo mesmo, com calma.

Hall Museu Nacional da Escócia

O museu se divide em salas temáticas, mas o bacana é que os temas são os mais variados possíveis: ciência, transportes, comunicação, eletricidade, música, robótica, reino animal, design e por aí vai. Sério, nunca vi um museu tão eclético. E o bacana é que há muita coisa interativa, o que torna a visita ainda mais divertida.

A minha primeira interação foi com um robozinho esperto. Você escreve no visor a palavra que você quer que ele escreva e a partir daí ele vai pegando os cubos com as letras para montar a sua palavra.

Robô museu nacional da escócia

E na sala logo ao lado desse bichinho moderno, você encontrará algo não tão moderno assim:

O novo e o clássico lado a lado

O novo e o clássico lado a lado

Passando por este modelo clássico, basta dar uma volta pela sala para encontrar um modelo completamente diferente: os carros de Fórmula 1.

Carros fórmula 1 museu nacional da escócia

Entretanto, você não precisa ficar somente olhando os modelos lá expostos. Se quiser algo mais gamer, você pode brincar um pouquinho no simulador

simulador de corrida museu nacional da escócia

Seguindo pelo museu, uma das muitas salas interessantes é a dedicada ao Reino Animal.

reino animal museu nacional da escócia

Com a veia interativa, obviamente o museu não ficaria pura e simplesmente nos animais. Há uma balança deveras interessante nesta sala: você sobe nela e ela te pesa, mas no lugar de mostrar seu peso em quilos, ela mostra a qual animal seu peso corresponde. Eu, por exemplo, peso o mesmo que um tamanduá-bandeira. 😛

Como eu disse, o Museu Nacional da Escócia também traz itens de design…

itens de design museu nacional da escócia

… e acho que eu não mencionei a seção de pratarias, mencionei?

pratarias museu nacional da escócia

E olha que aqui eu estou trazendo apenas uma mostra do que há no museu. O que eu achei engraçado é como a mistura funcionou bem. O fato de tratar de tantas temáticas diferentes e ricas é o que torna o museu tão interessante.

A visita mais do que vale a pena e, como eu disse, agrada a todos os gostos!

Aviões no museu nacional da escócia

Olhe para todos os lados para não perder nenhum detalhe!

Assim, deixo esta mostra do museu para atiçar a sua curiosidade. Espero que você possa ir lá para conferir pessoalmente tudo o que o Museu Nacional da Escócia tem a oferecer. 😉


Todos os caminhos levam a:

National Museum of Scotland (Museu Nacional da Escócia)

Onde: Chambers Street, Edimburgo, Escócia.

Quando: diariamente, das 10 às 17 hs. Sempre conferir horários aqui.

Quanto: gratuito! Doações são bem-vindas.

Site: http://www.nms.ac.uk/national-museum-of-scotland/

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *