O que fazer em São Petersburgo

São Petersburgo divide com Moscou o protagonismo na Rússia, ao menos no tocante ao viajante que se aventura por lá. Longe de serem as únicas cidades de interesse, entretanto: estamos falando de um país de dimensões continentais, que guarda em seu interior as terras gélidas da Sibéria e que carrega em seus trilhos algumas das linhas mais famosas do mundo, como a Transiberiana, tema de histórias, de livros e de lendas.

Arco do Triunfo Russo
Arco do Triunfo Russo

Aqui, entretanto, o blog começa sua expedição nas terras russas de mansinho, de pouco a pouco, para quem sabe um dia se aventurar pelo interior do vasto território russo. Assim, nesse post vamos falar um pouquinho de São Petersburgo e sobre o que fazer na cidade.

São Petersburgo já foi chamada carinhosamente de Veneza do Norte, por possuir muitos canais, tal qual a cidade italiana. Já se chamou Petrogrado e Stalingrado, e já viu muita coisa acontecer ao longo do tempo. É berço do festival das Noites Brancas, que ocorre no verão, quando o sol mal se põe e as noites inexistentes são atravessadas por apresentações de músicas clássicas.

O que fazer nesta bela cidade? Vamos a dez opções!

Caminhar pela Nievsky Prospekt

Catedral de Kazan
Catedral de Kazan

Nievsky Prospekt ou Avenida Nievsky é a principal Avenida de São Petersburgo. São mais de 4 km que te darão um vislumbre de várias atrações de Petersburgo, algumas das quais darei destaque abaixo e em outros posts. Em uma das pontas da avenida fica o Mosteiro Alexandre Nevsky; avançando por ela, você verá a singular Casa Singer e a imponente Catedral de Kazan. E na outra ponta da avenida, o Museu Hermitage.

Casa Singer
Casa Singer

Ir de uma ponta à outra já constitui um passeio sensacional! Ande sem pressa e dê uma xeretada nos lugares!

Conhecer a Catedral do Sangue Derramado

Catedral do Sangue Derramado
Catedral do Sangue Derramado

Um curto desvio na sua caminhada pela Nievsky vai deixar você em um dos pontos mais famosos de São Petersburgo. A Catedral do Sangue Derramado foi construída no local onde o Czar Alexandre II foi assassinado, vítima de um atentado. A arquitetura dela é exatamente a imagem que nós temos das igrejas russas: coloridas, adornadas e com suas cúpulas de formato peculiar. 

Tomar um chocolate na Chocoladina

A Chocoladina é uma rede de cafeterias russa. Se estiver frio, o que não é dificil, vale passar lá para um café ou um chocolate quente. Saindo da Nievsky em direção à Catedral do Sangue Derramado você vai encontrar uma unidade da rede, na margem esquerda do rio.

Ver o Rio Nievá

Rio Nievá
Rio Nievá

E por falar em rio, o Rio Nievá é o principal de São Petersburgo e vai até o Golfo da Finlândia. Passeando por Petersburgo vez o outra você vai ter um vislumbre dele, que ganha traços extremamente belos ao cair da tarde.

Ficar de bobeira na Praça do Palácio

Praça do Palácio

O final da sua caminhada pela Nievsky Prospekt vai te levar à gigantesca Praça do Palácio, na qual ficam o Arco do Triunfo russo e o Museu Hermitage. Vários artistas de rua ficam fazendo apresentações na praça, então vale ficar um pouco de bobeira ali pra curtir o clima.

Conhecer o Hermitage

Hermitage

E já que mencionamos ele, se for escolher um museu pra visitar, vá no mais clássico: o Hermitage foi outrora o Palácio da Imperatriz Catarina. Só passear pelos salões do suntuoso museu já valeria o valor do ingresso, mas para completar eles possuem um acervo de arte incrível.

O complexo é enorme, então se for querer ver tudo com calma, separe o dia para o programa. Não é má ideia dividir a visita em dois dias, se você tiver tempo disponível. Faremos um post só sobre o Hermitage, porque ele merece!

Comer uma torta na Stolle

Essa torta...
Essa torta…

Pertinho do Hermitage, na própria Nievsky, fica um bom lugar pra comer. Não fosse pela minha professora de russo, não saberia que a torta russa é tão deliciosa e merece ser provada!

Essas tortas...
Essas tortas…

A indicação da minha professora foi a rede Штолле (pronuncia-se Shtolle e hoje ela também está grafada como Stolle) que fica na Nevsky, 11/2. As tortas são simplesmente sensacionais e você não vai se arrepender de passar por lá!

Assistir a um espetáculo no Teatro Mariinsky

Miniatura do teatro
Miniatura do teatro

Teatro russo classicíssimo e rival do Teatro Bolshoi, de Moscou, vale a pena assistir um espetáculo lá. Planeje-se para comprar os ingressos com antecedência, pois são bem concorridos. Outro lugar de Petersburgo que merece um post pra chamar de seu.

Sim, caviar
Sim, caviar

A dica extra fica por conta das comidinhas que você pode comprar nos intervalos dos espetáculos: tem desde doces muitíssimo bem feitos a caviar!

Ir ao forte de Pedro e Paulo

forte de pedro e paulo

Quando vista num primeiro momento, a fortaleza de Pedro e Paulo parece uma ilhota colada à beira de São Petersburgo. Na realidade, foi esta fortificação que deu origem à atual cidade. A sua construção foi feita para defender a região dos ataques suecos durante a Grande Guerra do Norte.

Conhecer o Peterhof e passear na feirinha

Peterhof
Peterhof

O Peterhoff, conhecido como Palácio de Versalhes Russo, é um conjunto de jardins e palácios que fica a 30 km de São Petersburgo. Era residência de verão de Pedro, o Grande.

peterhof

Dá pra comprar o ingresso e fazer a visita completa pelos palácios, mas o acesso aos jardins externos é gratuitos, rendem belas fotos e um passeio bem gostoso!

Matrioshkas na feirinha
Matrioshkas na feirinha

Perto dos jardins do palácio há uma feirinha que complementa o passeio pelos jardins russos. Dá pra comprar algumas lembranças, como as famosas matrioshkas. Se você for visitar Moscou, há feiras em Moscou nas quais é possível achar souvenirs um pouco mais em conta do que nesta aqui. Ainda assim, dá pra negociar os preços dos souvenirs com os vendedores, então dá pra fazer alguns bons negócios nas suas compras. 😉

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *