O que fazer no Rio de Janeiro: Parque Lage

Aos pés do Corcovado, com o Cristo Redentor ao fundo, o Parque Lage é um dos pontos mais famosos do Rio de Janeiro. Foi tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade pelo IPHAN, e hoje abriga a Escola de Artes Visuais.

parque-lage-todos-os-caminhos-1
Parque Lage

Uma das grandes sacadas do parque é a arquitetura, de inspiração europeia, em meio à vegetação da Mata Atlântica. De fato, o parque foi projetado por um paisagista inglês chamado John Tyndale, em 1840. Até então, o local era uma fazenda. O nome do parque vem do sobrenome de um dos antigos donos da propriedade, Henrique Lage.

Ao fundo, o Corcovado
Ao fundo, o Corcovado

O local já chegou a ter parte comprada pela Rede Globo para construção da sua sede, nos anos 60. Entretanto, posteriormente o local foi desapropriado e transformado em parque público. Hoje, o Parque Lage faz parte do Parque Nacional da Tijuca.

Parque Lage

Sigam o Blog Todos os Caminhos nas redes:


A visita tem um quê de tranquilidade: os jardins são muito bonitos e o edifício do palácio é muito interessante, com sua arquitetura clássica. O acesso ao parque é gratuito, com exceção do piso superior do palacete: para subir, é necessário comprar algum produto no estande que fica montado por ali, próximo ao espelho d’água principal.

Espelho d’água que é, possivelmente, a figura mais icônica do Parque Lage.

Espelho d'água Parque Lage

O bacana é que o processo para tirar a sua foto por ali é bem organizado: em vez de pessoas disputando o espaço, é organizada uma fila, para cada um tirar a sua foto de recordação, algo que eu achei bem bacana. Perto do espelho d’água há um café, com mesinhas disputadas.

Ao fundo, o café e suas mesinhas
Ao fundo, o café e suas mesinhas

O Parque Lage é um passeio super gostoso. O passeio combina com o Jardim Botânico, que fica a poucas quadras dali. Do Parque Lage também parte uma trilha para o Cristo Redentor, que eu não cheguei a encarar. Se você já fez essa trilha, deixa o comentário aqui embaixo pra gente saber como é! 😉

Todos os caminhos levam a:

PARQUE LAGE

Onde: Rua Jardim Botânico, 414. Não há estacionamento disponível no local.

Quando: todos os dias, das 8 às 17 horas.

Quanto: gratuito!

Como Planejar Viagens

Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.

No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *