Padaria Santa Tereza: a padaria mais antiga do Brasil

Sim, o título é pomposo: inaugurada em 1872, a Santa Tereza, no centro de São Paulo, a padaria mais antiga do Brasil, já mereceria a visita só por este adjetivo. Entretanto, mais motivos já me levaram lá diversas vezes e podem ser que interessem muito a você, principalmente um motivo que atende pelo nome de coxa creme. Mas deixa eu falar um pouquinho da padaria primeiro.

No segundo andar, as janelas têm vista para a cúpula da Catedral da Sé
No segundo andar, as janelas possuem vista para a cúpula da Catedral da Sé

Localizada na Praça João Mendes, pertinho da Catedral da Sé, a Padaria Santa Tereza conta com dois ambientes. O térreo é o ambiente padoca, com balcão longo pra sentar e comer um pão na chapa com um café com leite. Bolos, doces, salgados e mais são servidos por ali, em um cômodo amplo e movimentado. 

Escadas estreitas logo à esquerda da entrada levam o cliente ao segundo andar, que é o ambiente do restaurante, com decoração clássica, móveis antigos e TVs pelas paredes. Este andar abre para almoço e happy hour, mas nele também é possível pedir os salgados e doces da padaria.

Andar superior da Padaria Santa Tereza
Andar superior

O bacana da Santa Tereza é que ela possui opções variadas para todos os gostos e bolsos. Você vai ter que desembolsar mais para comer pratos como Oswaldo Aranha ou o Bife à Parmegiana. Se você estiver acompanhado, os pratos possuem opções de tamanhos que podem ser divididos e que são bem servidos.

Bife à Parmegiana
Bife à Parmegiana

Para um orçamento mais curto, os salgados são super caprichados e você pode pedir um café, um suco ou um chope para acompanhar, dependendo da sua vibe. A coxa creme é absolutamente imbatível, a estrela da casa. Mas há também pedaços de torta, pedaços de pizza, quiches, doces, bolos e por aí vai. Tudo muito bem feito e saboroso. 

A única coisa que não curti muito na Santa Tereza foi o ovo mexido, que eu pedi em um dia que parei pra tomar um café da manhã por ali: estava bem sem graça. No restante, nunca me decepcionei.

A estrela da Padaria Santa Tereza: coxa creme. Peça sem medo de ser feliz
A estrela: coxa creme. Peça sem medo de ser feliz

Além de funcionar para café da manhã, almoço, café da tarde e happy hour, eles trabalham com delivery também. Aos fins de semana, rola um café colonial por preços bem camaradas, que na prática é um café da manhã simples de hotel: opções variadas de doces e salgados, sucos e café, tudo à vontade. E para fechar, o salão superior possui vista para a Catedral da Sé. Uma rima visual perfeita para a padaria mais antiga do Brasil.

Todos os caminhos levam a:

PADARIA SANTA TEREZA

Onde: Praça Dr. João Mendes, 150, Centro – SP. Metrô mais próximo Sé; segundo mais próximo, Liberdade.

Site oficial: http://padariasantatereza.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/padariasantatereza/


Sigam o Blog Todos os Caminhos nas redes:


Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *