Panella – minha padaria preferida em Roma

É muito bom poder voltar em um destino e rever os lugares que conhecemos na primeira viagem. Bate aquele déjà vu misturado com a sensação de que aquele lugar já faz parte da nossa história. É assim que me sinto com relação à Panella, uma espécie de padaria (panetteria) localizada na via Merulana, em Roma, relativamente próxima à Igreja Santa Maria Maggiore. Depois de visitar o lugar 2 vezes em 2015, voltei lá em 2017.

Panella é uma padaria tipicamente italiana, aonde difícilmente você verá um gringo dando as caras. Quer dizer, tem, mas você não percebe. Comum são os locais, provavelmente moradores da região, pedindo seus ristretos. O lugar fica numa esquina e tem uma área externa bem agradável. Dentro é meio caótico, você pede no balcão primeiro (as pizzas al taglio são muito boas) e em seguida você paga no caixa ao lado, e come em pé ou sentado próximo a um balcão. Se for sentar nas mesas externas, então todo serviço é feito através dos garçons, aliás, muito simpáticos e,  neste caso, você pagará pelo serviço.

Sendo uma padaria, o forte são os pães (na vitrine costumam fazer réplicas, em pão, dos monumentos de Roma, o que rende fotos engraçadas). Estando próximo daquela região, acho que é o lugar certo para um desjejum, possivelmente um cornetto (croissant). Mais de tarde, um drink (talvez aperol spritz) cairá muito bem, para descansar as pernas e ver o movimento da rua a certa distância, dizem (TripAdvisor) que os petiscos que eles servem são bons.

Mas, da última vez que estive no Panella, cumprindo o ritual de sempre visitá-lo, acabei “ficando” para o almoço (pranzo). Os preços não são os mais baratos, porque não dá pra dizer que na Panella os preços são baixos, mas também não é um restaurante caro. A média do prato fica entre 12 e 15 euros. Por outro lado, experimentei algo que eu não conhecia: lasanha à carbonara. Fantástico! porque gosto de ambas as massas e a combinação caiu bem =)

Fica,  assim, a sugestão de conhecer um lugar mais “local”, mais Romano, pra ir se ambientando. Se você tiver a oportunidade de ir, conte-nos aqui como foi sua experiência =)

 

Todos os caminhos levam a:

Panella

Onde: via merulana, 59 – Roma

Quando: de segunda a quinta-feira, das 8h00 às 23h. Domingo fecha às 16h 00h. Site AQUI

Quanto: lasagnetta alla Carbonara (14 euros).

 

 

 

 

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *