Pienza – um ideal de renascença

Pienza é uma encantadora comuna localizada no alto de uma colina da Região da Toscana, tendo pouco mais de dois mil habitantes. É um vilarejo para se conhecer a pé, observando os detalhes e se deixando levar por ruelas como “via dell’amore” e “via della fortuna”. Eu sabia pouco sobre Pienza até visitá-la, mas a paixão inicial logo me despertou o interesse por pesquisar mais sobre este lugar.

Pienza fica a 55 Km de Siena, seguindo pela SR2. O vilarejo fica literalmente ao lado de Monticchiello (12 Km) e Montepulciano (15 Km).

Dicas de viagem de carro pela Toscana?

Clique AQUI e veja nosso post.

Pienza

Vista do Belvedere de Pienza para o vale de Val D’Orcia.

O principal atrativo de Pienza é sua arquitetura renascentista, e há uma explicação para isso: Ali nasceu Enea Silvio Piccolomini, que haveria de se tornar o Papa Pio XII. Conta a história que, o papa, ao passar pela cidade e a ver tão degradada, resolveu contratar o arquiteto Bernardo Rossellini para uma reforma. Assim, da antiga Corsignano nasceria Pienza (evidentemente, uma homenagem ao Pio XII).

Pienza

Belíssimo cantinho de Pienza, ao lado do Belvedere e da Via dell’Amore.

O interessante do projeto de Pio XII era a ideia de fazer do povoado um modelo de cidade renascentista, segundo os valores da época. O belo Palazzo Piccolomini é um exemplo perfeito do que estou dizendo. Mas não apenas isso, porque há uma harmonia planejada e esquecida pelo tempo, um traçado agradável e de detalhes românticos, enfim, um conjunto perfeitamente belo.

Pienza

Ao fundo, o imponente campanário da Catedral de Pienza.

Pienza

Uma das coisas que me chamaram mais a atenção em Pienza era a cor âmbar de suas paredes, como se o pôr do sol a tivesse pintado. É, literalmente, uma cidade cinematográfica, tanto que estavam gravando um filme na praça principal.

Pienza

Luz, câmera e ação: Pienza, uma cidade cinematográfica.

Outro atrativo de Pienza é o queijo Pecorino, originário do lugar e feito à base de leite de ovelha (pecora, em italiano). Para experimentá-lo, fizemos uma degustação de queijos, embutidos e vinho no Piccolomini Caffè. Apesar de ver algumas avaliações negativas do lugar, não dá pra dizer que nossa experiência tenha sido ruim. A degustação em si foi incrível e muito farta. O lugar é agradável e tem uma área externa charmosa.

Pienza

Tábua de queijos e embutidos do Piccolomini caffè.

Pienza

 

Todos os caminhos levam a:

Piccolo mini Caffè

Onde: Corso II Rossellino, 87 – Pienza

Quanto: Degustação de queijos, embutidos e vinho por 25 euros.

 

 

 

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *