Princess Street Gardens, em Edimburgo

Parques! Se tem uma coisa que eu gosto é um bom parque. De certa forma, os parques refletem um quê especial da cidade, misturam turistas e locais e, geralmente são uma atração democrática (leia-se: entrada gratuita). Vamos então ao Princess Street Gardens, em Edimburgo.

Princess Street Gardens

Princess Street Gardens

O Princess Street Gardens fica na parte nova de Edimburgo, a New Town (cidade Nova). Os jardins começaram a ser construídos a partir de 1770, depois de uma complicada drenagem de um lago que existia no local. Esse lago aí, criado artificialmente, era uma defesa da época medieval, pra dar aquela dificultada básica pra eventuais invasores. A água do lago, inclusive, vivia poluída por causa dos esgotos que desciam da alta Old Town (Cidade Velha).

Hoje, o lugar é povoado por um agradabilíssimo parque, na Princess Street.

Princess Street Gardens

Visitar o parque e ver a criançada brincando, mesmo em fins de inverno, ficou como uma das imagens mais legais que eu guardei do parque. Em linhas gerais, o parque é descampado, sem muita vegetação fechada, com gramado, bancos de madeira espalhados e uma pista de caminhada asfaltada.

Princess Street Gardens

O Princess Street Gardens permite umas boas fotos do Castelo de Edimburgo, pois ele fica meio que à sombra do castelo. Você enxerga o Castle Rock (Rochedo do Castelo) de uma posição privilegiada. Aliás, esta região do castelo é justamente a Old Town. Lembra que eu falei que os esgotos viam lá de cima pra desaguar no lago que existia onde hoje está o parque?

Castelo de Edimburgo no topo do Castle Rock

Castelo de Edimburgo no topo do Castle Rock

Pois é.

Para fãs de Harry Potter: qualquer semelhança com o Castelo de Hogwarts, no topo da colina, não é mera coincidência. O Castelo de Edimburgo realmente foi inspiração para o castelo do mundo bruxo, já que a escritora J.K. Rowling é natural de Edimburgo.

A região em torno do parque é bem interessante para uma caminhada. Lá você vai ver algumas lojas de grife, uma Primark e outras coisas com ares de Champs-Elysée, só que com menos pompa e com cara mais antiga, já que Edimburgo simplesmente tem um jeitão maravilhoso de cidade antiga. Assim, aproveite para passear pelas ruas dali.

Na própria Princess Street vale a pena dar uma olhada no Scott Monument, o maior monumento já construído em homenagem a um escritor, no caso o Sir Walter Scott. Se quiser visitar o monumento, o ingresso para o museu e todos os níveis custa 8 libras (preço em 2018). Eu me contentei com a pura e simples vista do monumento.

Scott Monument

Scott Monument

Ainda na Princess Street, no começo dela, você verá o Balmoral, hotel cinco estrelas mais famoso da cidade e um ícone na arquitetura de Edimburgo. Aquilo iluminado de noite é uma coisa espetacular, sério.

Hotel Balmoral

Hotel Balmoral

Nas proximidades da Princess Street fica, ainda, o Hard Rock Cafe Edimburgo.

Assim, aconselho fortemente usar o parque como pretexto para essa agradável caminhada na New Town. Fica bacana para fazer um paralelo com uma caminhada pela Royal Mile, na Old Town (leia aqui!), e escolher qual das duas é a sua favorita.


Todos os caminhos levam a:

Princess Street Gardens

Onde: Princess Street, Edimburgo, próximo à estação Waverley de trem e ao Scott Monument.

Quanto: grátis.

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *