Rock in Rio vale a pena?

Minha viagem pelo Rio de Janeiro foi permeada por um dos maiores festivais de música do mundo: o Rock in Rio. Daí sempre fica aquela: vale a pena ou não é tudo isso?

Rock in Rio

Vem comigo que eu te conto.

Rock in Rio

Rock in Rio
O clima do festival se espalha também pela areia da praia

O Rock in Rio atualmente reveza suas edições entre Rio de Janeiro e Lisboa, sendo que ele não é mais apenas no Rio e muito menos toca só rock. A amplitude de estilos e de artistas apresentados dentro do festival extrapola os desenhos iniciais do festival, nos anos 80.

Isso é bom ou ruim?

Particularmente, apesar de ser fã de rock, não vejo grandes problemas na diversidade de estilos que o festival traz, até porque os dias são meio temáticos: alguns mais dedicados ao rock, outros ao metal, outros ao pop. Se você não quer ver pop, basta ir em outro dia. Se você nem muito fã de rock é, basta escolher o dia que mais lhe agrada.

Logística

Um dos pontos mais positivos do festival é a logística extremamente bem pensada. A Cidade do Rock, onde o festival acontece, fica afastada do Centro do Rio de Janeiro, mas possui acessos bem pensados, por meios de transporte diversos. Nas madrugadas de festival, o metrô também estará funcionando para você voltar para casa, de modo que você não precisa se preocupar de ficar na mão de taxistas ou de Ubers super inflacionados pela demanda.

Espaço

Rock in Rio

A Cidade do Rock é incrível. O espaço gigante acomoda de modo bacana as várias atrações dos vários palcos do Rock in Rio. Destaque para o posicionamento inteligente dos palcos, de forma que o som de um não atrapalha o som do que tá rolando pelos espaços.

Há muitos banheiros espalhados pelo evento e muitos lugares para você pegar comes e bebes também.

Além da música

O Rock in Rio não é somente música. Há eventos gamers, apresentações multisensoriais como o ótimo Fuerza Bruta que fez parte do último festival e muito mais. A roda gigante e a tirolesa, por exemplo, já viraram clássicos do festival.

Eu me arrisco dizer que vale a pena você ir pelo menos dois dias no Rock in Rio: um pra ver as bandas que você mais gosta e outro pra aproveitar um pouco dos eventos que vão além da música.

Vibe

Rock in Rio

Quando um amigo tinha me dito que a vibe do festival era diferente, eu não tinha entendido muito bem. Depois de ir, eu entendi do que se tratava: o Rock in Rio é único.

Já fui em outros festivais de música e nenhum foi tão bom quanto. O Rock in Rio de fato é especial e eu saí de lá maravilhado, quase lamentando por ter comprado ingresso somente para um dia de festival.

Vale a pena?

Então sim, vale muito a pena!

Claro que há exceções: vale a pena se você curte festivais do tipo. Se você foge de muvuca, o Rock in Rio pode não ser a sua praia. Agora, se você curte shows ao vivo, especialmente em estilo de festival, vale muito a pena.

No dia que eu fui, foram mais de dez bandas que eu consegui ver! Um show melhor que o outro! E isso que rolam várias atrações simultâneas: ótimo por um lado, pois você escolhe aquilo que mais te interessa, porém péssimo por outro lado, pois às vezes há duas coisas bacanas rolando ao mesmo tempo e você precisa escolher uma. 😛

No fim do festival você estará destruído de cansaço e provavelmente muito feliz pelo dia incrível. É o tipo de experiência que vale cada centavo do ingresso e que vale a pena ter ao menos uma vez na vida. Se bem que depois de ir, você provavelmente vai querer voltar toda vez que o Rock in Rio rolar.

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *