Santuário San Pedro Claver: uma igreja imperdível em Cartagena

 

Cartagena possui várias igrejas bonitas e de valor arquitetônico e histórico. Uma dessas igrejas se destaca e merece uma atenção especial do visitante. Falo do Santuário San Pedro Claver, templo católico dedicado ao Santo Pedro Claver, reconhecido por dedicar sua vida em cuidar dos escravos. Trata-se de um conjunto que abrange a uma igreja do Séc. XVI e um museu com obras sacras. A entrada se faz pela lateral através do museu, ao custo de 12.000 Cops (aproximadamente 15 reais).

San Pedro Claver

Igreja de San Pedro Claver e a entrada pela museu ao lado

A igreja é bem imponente, mas de decoração austera. A fachada é revestida em pedra coralina, típica no revestimento de muitas outras construções de Cartagena. O que enriquece a visita é a possibilidade de explorar a igreja em diferentes ângulos. Por exemplo, é interessante subir até o piso superior para uma visão panorâmica de todo o espaço, sobretudo, do altar, onde estão depositados os restos mortais de San Pedro Claver.

Ao lado da Igreja temos o museu, instalado nas dependências do antigo Convento, que possui um jardim interior envolvido por três pisos de arcadas coloniais. A quietude e tranquilidade do lugar surpreende. Fizemos a visita depois do almoço, por volta das 14h30, fugindo do calor caribenho e encontrando nos jardins do Claustro um pouco mais de frescor.

San Pedro Claver

Um convite À reflexão

Pedro Claver, o monge da Ordem dos Jesuítas, dedicou toda a sua vida em cuidar dos escravos que chegavam nos navios negreiros até o porto caribenho de Cartagena. Ele foi o primeiro santo do Novo Mundo a ser canonizado e se tornou um exemplo da luta abolicionista que ganharia força século depois. Por isso mesmo, ficou conhecido como “O apóstolo dos negros” ou o “Escravo dos escravos”. A visita ao museu foi uma feliz descoberta. Haviam poucos turistas no momento e era possível passar longos momentos em total silêncio, verdeiro luxo de nosso tempo.

San Pedro Claver

Imagens sacras de grande beleza e valor artístico. O museu é pequeno, mas bem organizado.

Todos os caminhos levam a:

Santuário San Pedro Claver

Onde: Plaza San Pedro Claver

Quando: de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30; sábado, domingo e feriados, das 08h às 17h.

Quanto: $ 12.000 COPS (aproximadamente 15 reais)

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *