Quem vos escreve

Alex e Ari são funcionários públicos e vivem atolados no meio de muitos processos. Os dois compartilham o ideal de conhecer o mundo. Se por um lado são estáveis no trabalho, por outro sentem uma necessidade abundante de se lançar aos desconhecidos caminhos instáveis de outras paisagens. Querem, antes de tudo, conhecer outros lugares, outras línguas, pessoas e culturas.

Este blog nasce de uma ideia simples que é compartilhar aquilo que vimos e sentimos, bem como o gosto por colocar isso no papel. Se viajamos para voltar para a mesma repartição pública, também é verdade que nunca voltamos iguais. De um bom restaurante em Roma, passando por um Pub londrino que não pode ficar de fora da próxima viagem, rimos muito, trocamos ideias e ampliamos nossos conhecimentos, fazendo das viagens algo que sintetiza vários interesses em comum. Venha conhecer o mundo conosco!

…sobre Alex:

Muitos anos atrás eu vi um amigo meu, Cláudio, viajando pelo Nordeste. As fotos do Facebook, bem como as histórias que ele contava, mostraram algo que até então eu não tinha pensado a fundo: viajando você conhece lugares e culturas, mas também pessoas.

A ideia de conhecer pessoas fora da bolha diária e da bolha geográfica me deram um certo start, de que viajar poderia ser, além de lazer, um modo de vida, ou melhor: uma forma de mudar e transformar sua vida em algo novo.

Junte-se a isso as histórias que o Ari contava sobre um amigo em comum dele e da Nanda: o rapaz tinha ido para fora do Brasil viajar e voltado simplesmente outra pessoa! A ideia de transformação, junto ao desejo de buscar algo novo pra minha vida, foi uma faísca que faltava para eu comelar a planejar e colocar as viagens em prática, não somente como lazer, mas como um farol que me levaria às transformações que eu queria na minha vida, mas que eu nem sabia direito quais eram.

Assim, comecei a viajar, dentro e fora do Brasil, sozinho e acompanhado, em diversos contextos e lugares diferentes. E foi algo que moldou minha visão da vida e quem eu sou hoje.

De lá pra cá já são mais de dez Estados do Brasil e quase vinte países do mundo. As viagens me deram motivo pra criar esse blog com o Ari, para dividir um pouco do que encontramos no Brasil e no mundo em forma de dicas que possam ajudar outras pessoas que gostam de viajar.

Nessas viagens conheci pessoas, conheci outros modos de ver a vida, conheci outras comidas, outros sabores e outras paisagens. Nas viagens mais puxadas, aprendi a valorizar o conforto do lar. Nas viagens confortáveis, aprendi a agradecer pelo privilégio.

E vejam só: em uma viagem com uma grande amiga minha de anos chamada Karina, aconteceu o mais curioso: lembro de chamar ela pra uma viagem inusitada, estávamos em uma hamburgueria. Seria uma viagem em grupo, com dois grandes amigos meus, o Anderson e o Cláudio (lembra dele?). A ideia da viagem era ir pra longe: Rússia, na época da Copa, pegando alguns países do Leste Europeu. Não tinha certeza se ela iria topar, mas ela topou com muito entusiasmo. Um ano depois fizemos essa viagem.

E nessa viagem, nós nos apaixonamos.

Foi só ao atravessar o Oceano e viver toda a miríade de experiências que uma viagem proporciona que passamos a enxergar um ao outro de outro modo.

E hoje estamos casados, viajando e com um canal de viagens no Youtube

Viajar pode ser lazer, pode ser um privilégio e, também, um transformador de vidas. Pra mim, são todos os anteriores. Se você tem o privilégio de poder viajar e gosta de fazer isso, aproveite! Você nunca sabe o que pode surgir de uma viagem e o impacto que ela pode ter na sua vida.

Por aqui, espero poder transmitir por meio de textos dicas que possam proporcionar viagens inesquecíveis para você.

Grande abraço,

Alex

… sobre Ari:

Feliz da vida ao encontrar o souvenir perfeito em Cabo Girao, Ilha da Madeira.

No meu caso, viajar é pretexto para escrever, é motivo para sonhar, é desculpa para contar histórias. Quando viajo para algum lugar e descubro lá outras vidas, pessoas e suas rotinas, com sua cultura e sua arte, de alguma forma, renovo minha esperança na humanidade. Volto pra casa com uma bagagem cheia de planos.

Mas nem sempre foi assim. Viajar é algo recente no meu contexto de vida. Meu gosto por terras distantes veio de Nanda, minha companheira de sempre. Ela fazia intercâmbio em Haarlem, Holanda, e eu atravessei o Atlântico para trazê-la de volta. Claro, demos uma espichadinha em Paris, ah Paris…, e no meio de 9 dias de muitas andanças, lembro que acabei dormindo no Hyde Park, em Londres, ao passo que fiquei uma noite acordado no aeroporto de Heathrow, por conta de um vôo perdido. Coisa de navegante de primeira viagem.

De lá pra cá fizemos das viagens uma despesa corrente, como forma de não “matar” nossas escapadas rumo ao estrangeiro.

Tenho mania de fazer listas de… lugares, livros, filmes e palavras (hã?). Este blog, de alguma forma, é uma tentativa vã de organizar isso na minha cabeça. Gosto de ler e escrever, e essas duas coisas transformam o dia a dia num universo de possibilidades.