Tour Astronômico – Deserto do Atacama

Se você anda pesquisando sobre o Atacama, é provável já ter lido que lá o céu é hiper favorável à observação das estrelas. Não por acaso, um dos passeios possíveis é o Tour Astronômico, sobre o qual falarei neste post.

Diante de tantas paisagens incríveis, pode bater um certo receio. “Tour Astronômico? Será que vale a pena?”. Ficamos hospedados num Airbnb a uma meia hora de caminhada do centro de San Pedro do Atacama. Em determinado ponto do caminho de volta pra casa, não havia mais iluminação pública. Era aí que olhávamos pra cima e víamos o sensacional céu estrelado do Atacama.

Só caminhar sob aquele céu já era um espetáculo fantástico! E um prenúncio do que deveria ser o Tour Astronômico.

Céu estrelado no tour astronômico no Deserto do Atacama

A mecânica do tour é a seguinte: à noite, você é levado para um lugar nos arredores de San Pedro sem iluminação pública. O que te espera? Cadeiras com mantas pra você se proteger do frio, uma mesa com snacks, vinho e chocolate quente, e um telescópio. A partir daí, o astrônomo começa a explicar ao grupo as constelações, as nebulosas, as estrelas e os planetas.

Essa explicação é feita com o auxílio de um sabre de luz. É o melhor modo que encontro de definir o instrumento que ele utiliza para apontar as estrelas, planetas e constelações no céu. A cada explicação ele permite que nós observemos no telescópio, para exemplificar e visualizar tudo com maior nitidez e definição.

O tour é absolutamente diferente de todos os outros que você fará na viagem. Aprender sobre as estrelas sob o céu absurdamente estrelado do Atacama é incrível. Ao final, são feitas fotos do grupo, com o céu absurdo ao fundo. Uma lembrança bem-vinda, já que normalmente nosso celular não consegue captar paisagens noturnas de um modo tão legal e nem sempre dispomos de câmeras profissionais.

Céu estrelado no tour astronômico no Deserto do Atacama

Não são todas as agências que oferecem o Tour Astronômico. As agências que vendem o tour no centrinho de San Pedro normalmente são intermediárias. Fizemos o passeio com a Atacama Universe, contratando no próprio dia por meio da agência Atacama Connection (Tocopilla, 432). O tour fica sujeito a condições climáticas: céu sem nuvens e período fora da lua cheia são necessários para o Tour Astronômico rolar.

O guia da Atacama Universe foi simplesmente sensacional. Simpático, didático e com boas explicações, sempre disposto a esclarecer dúvidas. As fotos do tour você pode conferir no site http://www.atacamauniverse.com/index.html. Basta clicar em “Astrofotos” e depois no botão “Descarga tus fotos”, pra ver as fotos feitas nos tours anteriores.

Se o seu objetivo, entretanto, for um tour fotográfico, há outros tours disponíveis que são focados em fotografia mesmo, mais no estilo ensaio fotográfico com o céu atacamenho. 😛 A Jae’s Adventure oferece um tour assim. 

É importante ir bem agasalhado, pois mesmo com as mantas disponibilizadas, esfria bastante à noite. O Tour Astronômico pode ser feito em qualquer dia da sua viagem e, como ele ocorre na parte da noite, não impede que você faça outros tours durante o dia.

Todos os caminhos levam a:

TOUR ASTRONÔMICO

Altitude: 2.400 metros, no mesmo nível de San Pedro do Atacama.

Duração: 2 horas e meia, aproximadamente

Recomendado para: qualquer dia da sua viagem

Quanto: 20.000 pesos na Atacama Connection. Inclui snack com vinhos, chocolate quente e comes. Preços em 2019.

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *