Tour na Viña Aquitania, em Santiago do Chile

Não é segredo que aqui no blog gostamos bastante de vinho. Já temos aqui posts sobre passeios em vinícolas chilenas, como a Concha Y Toro e a Cousiño Macul; uruguaias, como a Juanicó e a Bouza; e argentinas, como a Chandón; falamos também de São Roque, famosa pela produção de vinhos no Estado de São Paulo. A este conjunto de posts, permito-me juntar mais um: este, que falará sobre o fantástico tour na Viña Aquitania.

Viña Aquitania, com Cordilheira dos Andes ao fundo
Viña Aquitania, com Cordilheira dos Andes ao fundo

Tomamos conhecimento da Viña Aquitania procurando novas vinícolas para conhecer em Santiago e região. Vimos bons comentários sobre a Aquitania, de formas que fizemos uma reserva de última hora. Nas pesquisas, o fato que primeiro chamou atenção foi a bela vista para a Cordilheira dos Andes.

Ao chegar ao local, ele era ainda mais bonito do que nas fotos. Ao pé da Cordilheira, com uma vista magnífica e com belas construções em meio às parreiras, tudo absolutamente digno de cenário de filme.

Vinícola Aquitania

Tivemos alguns problemas no dia e chegamos atrasados para o passeio. Entretanto, isso não foi um problema: a Bárbara nos acomodou no tour e depois, ao final, repassou a explicação para a parte que havíamos perdido. Ela fala várias línguas e demonstra gostar muito do que faz, explicando tudo de modo didático. O passeio é indicado tanto para você que já gosta da bebida, quanto para você que não é muito fã, mas tem curiosidade de aprender mais sobre.

Degustação com taças de vinho tinto
Degustação

Ela nos mostra o processo de produção, nos explica como é o feito o cultivo das uvas e, claro, nos ensina a degustar o vinho na prática, utilizando-se de alguns vinhos da casa, explicando como sentir os aromas e os gostos. Havia dois norte americanos fazendo o tour conosco. Neste ocasião, ela explicou que as sensações variam de acordo com o conhecimento olfativo, o qual varia de acordo com a cultura: enquanto eles sentiam um determinado cheiro, nós, brasileiros, sentíamos o cheiro de maracujá nos aromas liberados após agitar o vinho. Muito interessante!

Aquitania

Os vinhos são maravilhosos e ela ensina todos os passos para degustar eles como se deve. Sem frescura, mas de forma intimista e despojada. Ao final, você pode visitar a lojinha e comprar os vinhos ali produzidos, caso você tenha gostado muito de algum (ou de alguns). Aqui vale destacar mais uma vez o trabalho da Bárbara, que faz toda a diferença. Foi o melhor tour de vinhos do qual eu já participei, em muito por causa do modo como ela conduz o passeio.

Levamos vinhos para casa e fotografamos cada canto daquele belo lugar. O passeio valeu memórias e fotos incríveis, e uma leve embriaguez ao final, como era de se esperar.

Todos os caminhos levam a:

VIÑA AQUITANIA

Onde: Av. Consistorial 5090, Peñalolén

Quando: visitas guiadas de segunda a sexta (temporariamente fechada, por conta da pandemia)

Quanto: tour reserva por 14 mil pesos chilenos; tour premium, retratado neste post, por 23 mil pesos chilenos.

Reservas: https://aquitania.cl/enoturismo/

Site oficial: https://aquitania.cl/

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *