Turismo de Isolamento

Conhece o Turismo de Isolamento? O termo ganhou força e popularidade com as dificuldades recentes para viajar. Com o surgimento do coronavírus, viagens foram canceladas e o turismo sofreu um forte golpe, frente à necessidade de isolamento social.

hospedagem em turismo de isolamento
A natureza ganha protagonismo no turismo de isolamento

Nesse sentido, o turismo de isolamento vem como uma forma de fazer viagens seguras, dentro de um novo enfoque: mudar de ares, ir para um lugar novo, mantendo os cuidados que já temos que manter no nosso dia a dia de pandemia.

O que é o turismo de isolamento?

Por turismo de isolamento, entenda-se um tipo de viagem para lugares em que seja possível manter o isolamento social, com hospedagem individualizada e, não raro, em meio à natureza.

São pontos interessantes a se adotar para fazer uma viagem tão segura quanto possível nesse sentido:

  • viajar de carro
  • viajar para lugares próximos da sua cidade, de preferência sem ter que parar no meio do caminho
  • hospedagem privativa e tão isolada quanto possível de outros hóspedes
  • levar a própria comida
  • fazer uma limpeza básica ao chegar no local, caso julgar necessário.

Um cenário típico desse tipo de viagem é alugar uma casa por temporada em algum lugar no campo ou na montanha: você tem a acomodação só pra você e sua família, não tem contato com outros hóspedes e tem controle da própria comida.

Perceba que no turismo de isolamento, a hospedagem ganha protagonismo, bem como as viagens de carro, de preferência para destinos próximos da sua cidade. 

Aqui estamos focando em propriedades individualizadas, como casas inteiras, por exemplo. Dentro de uma estrutura hoteleira, uma pousada com habitações individuais e distantes entre si, que promovam um ambiente só seu, também possibilitam um turismo de isolamento.

Os destinos de natureza casam bem com esse estilo de viagem, pois com espaços amplos e abertos, fica mais fácil manter um distanciamento adequado e relaxar.

O que levar na bagagem?

Para esse estilo de viagem e tendo em conta a pandemia, a sua bagagem pode ser um pouco diferente do que seria em uma viagem comum. Alguns itens para levar:

  • Frasco padrão de álcool em gel
  • Mini frasco de álcool em gel, para levar sempre no bolso
  • Um bom número de máscaras
  • Comida suficiente para os dias de viagem

As máscaras em bom número garantem uma boa cobertura, já que elas devem ser trocadas, em média, a cada duas horas ou quando estiverem úmidas. As máscaras precisam ser lavadas após o uso, então levar algumas garante que você sempre tenha uma disponível enquanto as outras estão secando.

O frasco maior de álcool gel serve para ficar por perto sempre que necessário e também para recarregar aquele frasquinho que sempre vai no bolso, caso seja necessário sair do seu Airbnb ou pousada.


Para um turismo de isolamento bacana, leve a própria comida e planeje as refeições para os dias da sua hospedagem. Como a cozinha ganha protagonismo, invista em propriedades com cozinha bem equipada e com churrasqueira.

Na hora de pesquisar a hospedagem, preste atenção às notas dadas à limpeza e veja se a propriedade atinge seus requisitos para uma viagem bacana.

Quer algumas ideias para se inspirar? Dá uma lida nesses posts aqui:

E você? Pretende aderir ao turismo de isolamento? Comenta aqui embaixo!


Sigam o Blog Todos os Caminhos nas redes:


Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *