Visita ao Convento da Penha em Vila Velha/ES

Um dos principais pontos turísticos do Estado de Espírito Santo é o Convento da Penha, localizado em Vila Velha, que fica ao lado de Vitória, capital do Estado. Cercado de Mata Atlântica e Incrustado num penhasco a 154 metros de altitude, a visita ao convento é um dos pontos altos de quem faz turismo em Vitória. Vale a pena reservar uma manhã ou tarde para conhecer todos os detalhes deste lugar fantástico e apreciar a linda vista que você tem lá de cima.

Convento da Penha visto a partir da Terceira Ponte, que também embeleza a região ligando Vila Velha a Vitória.

Um pouco da história

O Santuário de Nossa Senhora da Penha teve sua pedra de fundação lançada por Frei Palácios no distante ano de 1558. De lá pra cá, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural em 1943 e tem passado por várias reformas e restauros desde então. Ao visitá-lo, observei que toda a estrutura está muito bem cuidada, com boas conveniências ao visitante, tais como lanchonete, estacionamento gratuito e lojinha de artigos religiosos.

Entrada do Convento da Penha

A visita

Fizemos a subida ao convento com o carro que havíamos alugado (optamos pela Movida, que tinha o melhor preço e que fica próxima do aeroporto). Porém, notícias mais recentes informam que a subida por carro foi suspensa no período das férias, devido ao grande número de turistas e fiéis. O visitante pode também subir à pé (1.200 metros de subida), apreciando toda a paisagem, ou através dos serviços de VAN que existe no local, sendo R$ 5,00 subida e descida ou R$ 3,00 apenas um trecho.

A beleza do Convento da Pena, encravado no penhasco

Após subir de carro, à pé ou por VAN, o visitante tem ainda 500 metros de subida íngreme (ladeira da penitência).

É possível tirar belas fotografias do Convento da Penha, de ângulos inesperados o contraste da construção simples com os prédios ao fundo

Toda a arquitetura interna da Capela e a riqueza barroca do altar Mor merecem ser bem apreciados. Há também no conjunto um museu (com várias peças de vestimentas da época) e a Sala dos milagres, com vários itens fruto do pagamento de promessas.

A bela vista voltada para Vila Velha do alto do Convento da Penha.
Vista da Terceira Ponte a partir do Convento da Penha. Ao fundo, Morro do moreno

Todos os caminhos levam a:

Convento da Penha

Onde: R. Vasco Coutinho – Prainha, Vila Velha

Quando: de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h

de sexta a domingo, das 8h às 16h.

Quanto: entrada gratuita

Sigam o Blog Todos os Caminhos nas redes:

Como Planejar Viagens

Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.

No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *