Visita ao Reischtag, prédio do Parlamento Alemão em Berlim

Um dos programas mais bacanas de se fazer na capital alemã é a visita ao Reischtag, o prédio do Parlamento Alemão (Bundestag). E isso por vários motivos: a visita é interessante, a cúpula dá uma visão super bacana em 360º de Berlim e a entrada é gratuita. É uma das atrações obrigatórias numa primeira visita à cidade.

Dentro do Reischtag, Parlamento Alemão

Não é só chegar e entrar, entretanto. A visita precisa ser agendada pelo site oficial. No site você precisará informar nome, sobrenome e data de nascimento seu e de todos os visitantes que forem fazer a visita com você. Há três tipos de visita:

  • visita à cúpula (visit to the dome): a mais simples e direta. Uma vez dentro do Parlamento Alemão, antes de iniciar a subida à cúpula, você retira um audioguia (em português!) que conta sobre o prédio e sobre os pontos que você vai avistar na sua sua caminhada. O audioguia funciona de acordo com a sua posição (GPS, tá pensando o quê?), então conforme você caminha, ele pede pra você parar naquele ponto e começa a contar a história. Hiper organizado e bacana! A cúpula é toda envidraçada, de modo que no caminho você tem vista da cidade de Berlim em 360º. A visita rola todos os dias, das 8 h à meia noite (última admissão às 22 h).
  • tour guiado seguido de visita à cúpula (guided tours followed by a visit to the dome): é o tour guiado pelo Prédio do Parlamento Alemão, mais completo que o anterior, com duração de 90 minutos. O tour é dado em várias línguas, inclusive no nosso amado português! Não ocorre em alguns feriados, nem quando o plenário está funcionando. 
  • palestra na galeria dos visitantes com vista para a câmara plenária seguida de visita à cúpula (lectures held in the visitors’ gallery overlooking the plenary chamber floowed by a visit to the dome): é uma palestra de 45 minutos sobre o funcionamento do parlamento e sobre a história e a arquitetura do Prédio do Reischtag. Assim como o anterior, em seguida você poderá visitar a cúpula. Esta palestra só é ministrada em inglês e também não ocorre em certos feriados ou quando o plenário está funcionando.

Realizei com meus amigos a visita à cúpula, a mais simples e direta das três opções. Eu não pensava que fosse tão legal, valeu muito a pena!

Prédio Parlamento Alemão

Prédio do Parlamento Alemão…

Cúpula futurística do Parlamento Alemão

…e a contrastante cúpula

Todas as reservas são feitas por horário e ficam disponíveis a partir do mês anterior à data pretendida. Por exemplo, em janeiro você consegue reservar visitas para janeiro e fevereiro, e assim por diante. Minha dica é logo que abrir a reserva ir no site, porque você tem todos os dias e horários para escolher livremente.

No dia da visita, leve o comprovante que você receberá por e-mail impresso (ou salvo no celular) e passaporte de todos os visitantes. Há uma revista básica, após a qual você é admitido no prédio. Após pegar o elevador, você chegará ao terraço que é a base da cúpula. Pegue seu audioguia, suba a cúpula e aproveite a vista e a visita!


Todos os caminhos levam a:

REISCHTAG (PARLAMENTO ALEMÃO)

Onde: a estação Bundenstag do metrô (linha U55) deixa você na cara do gol. Se estiver andando pelos lados do portão de Brandemburgo, é uma curta caminhada: nem dez minutos.

Quando: visita ao domo diariamente das 8 às 24h (última admissão às 22h).

Quanto: GRÁTIS!!!

Reserva online NESTE LINK

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *