Várias capitais europeias possuem cartões que englobam acesso a atrações, transporte e afins. Alguns valem a pena, outros não. Lisboa possui um passe turístico do tipo chamado Lisboa Card. E aí, vale a pena ou não? Vejamos!
O que é: um cartão que dá acesso gratuito a uma série de atrações, dentre elas a Torre de Belém, o Elevador de Santa Justa e o Mosteiro de Jerônimos. O cartão também dá acesso gratuito ao transporte dentro de Lisboa, englobando bondinhos, elétricos, ônibus e metrô. Mais: o cartão dá desconto em várias atrações em Lisboa e em outras cidades, como Sintra, por exemplo. Vale mencionar que o cartão também dá acesso aos trens (ou comboios, em bom português de Portugal) para Sintra e Cascais, cidades próximas de Lisboa e que normalmente dão uma ótima dobradinha para quem vai a Lisboa.
Quanto custa: o Lisboa Card vem em três modalidades, com validade para 24, 48 ou 72 horas, os quais custam 19, 22 e 40 euros, respectivamente. Para crianças até 15 anos, os preços são diferentes: 12, 18 e 21 euros. 🙂 O que melhor se encaixa para você vai depender da duração da sua estadia na cidade. Fiquei quatro dias em Lisboa e um em Sintra e peguei o de 72 horas.
Como funciona: super simples. Você compra o cartão e anota nele o dia e horário de início da utilização. Este será o termo inicial para contar a validade do Lisboa Card.
Onde comprar: você pode adquirir no site oficial https://www.lisboacard.org/pt/ . Neste caso, você precisará ir a um ponto de informação turística em Lisboa para retirar o cartão. O ponto mais manjado é o ponto do Aeroporto de Lisboa, no hall de chegada. Ou você pode ir pessoalmente a um ponto de informação turística e adquirir o cartão lá, que foi o que eu fiz.
Vale a pena? Depende é a resposta mais sincera. Em várias atrações você não paga entrada; noutras, você tem desconto; o transporte está incluso, ou seja, você vai ir pra cima e pra baixo sem pagar, incluindo os trens para Sintra e Cascais. Fica bem fácil diluir o valor do Lisboa Card nos benefícios que ele dá em atrações e transportes.
Entretanto, vale dar uma consultada neste link nas atrações que são gratuitas ou têm descontos com o Lisboa Card, ver quais atrações você pretende visitar e fazer as contas. Se você for visitar poucas atrações e não for utilizar muito o transporte público, pode ser que não valha a pena. Eu visitei um bom número de atrações, utilizei o transporte público um bom número de vezes e fui para Sintra, então o valor do meu Lisboa Card se diluiu facilmente entre estes itens. Pra mim valeu muito a pena. 🙂
O Lisboa Card vem com um guia bem bacana que mostra as atrações às quais o cartão dá acesso, gratuitamente ou com desconto. O encarte tem uma carinha de guia de viagem e acaba servindo como souvenir.
E aí, já utilizaram o Lisboa Card? Valeu a pena? Conta pra gente nos comentários!
10 pensamentos em “Lisboa Card vale a pena?”
Boa noite Alex! Adorei suas explicações! Dicas muito boas! Estaremos em família (eu, esposo e 2 filhos, 6 e 8 anos)em Lisboa no final de abril e tenho uma duvida quanto ao Lisboa Card: algumas atrações tem um bilhete chamado ‘bilhete família’ e ele tem um desconto muito bom. Algumas atrações são gratuitas para as crianças. Mesmo pagando o bilhete ‘normal’ para o metro, por exemplo, me parece que ainda consigo um preço melhor do que o Lisboa Card. Estou certa? Muito obrigada pelas dicas!
Olá, Rarena! Creio que você esteja certa, sim! Aí vai realmente de colocar na ponta do lápis e comparar os gastos. Fico feliz que tenha gostado! Obrigado por comentar aqui no blog, grande abraço!
Eu gostaria de saber se pode entrar direto , sem filas, ou se tem que pegar a fila nas atrações para pegar os ingressos? Ou já vale como ingresso? E no transporte público? É só apresentar?
Infelizmente ele não permite furar filas, de forma geral. Na Torre de Belém, por exemplo, havia uma fila para quem já tinha ingresso ou Lisboa Card, mas estava tudo um pouco confuso e a fila foi demorada de qualquer forma. Esse é um dos benefícios que ele não possui.
Obrigado pelo comentário, grande abraço!
BOA NOITE ALEX, existe algum outro tipo de cartão em Portugal que de descontos no transporte publico ? tipo cartão recarregável. se positivo VALE A PENA ? Cordiais Saudações
Existe sim, Paulo, o Viva Viajem. Ele é um bilhete recarregável utilizado nos transportes e recarregável. Vale a pena, porque você paga menos do que se você comprar bilhetes avulsos para utilizar no transporte. Mais detalhes você encontra aqui no site oficial: https://www.metrolisboa.pt/comprar/cartao-viva-viagem/
Grande abraço e obrigado por comentar!
Eu tenho uma dúvida! O lisbon card não dá livre acesso ao transporte em Sintra, certo? Sendo pra comprar bilhete de transporte lá, e o desconto sendo só de 5% a mais do que no site sobre os ingressos de Sintra, talvez, PARA SINTRA, o cartão não valha à pena… :/
Olá, Luana! Exato. Ele não dá livre acesso aos transportes em Sintra, de forma que eu concordo com você: pra Sintra em si o cartão não vale muito a pena. Um abraço e obrigado pelo comentário!
Usei em 2011 e foi show!! Vou novamente em Junho de 2018 e vou estou analisando… qdo viajo sozinha super recomendava. Usei em 2011 e em 2013 em umas 30 cidades da Euroa e sempre ótimo… agora vou com meu noivo e meu pai de 83 anos.. e vou ver se eles aguentam o pique.. hehehe
Bacana, Rosemary! Espero que vocês aproveitem bastante!
Obrigado pelo comentário, grande abraço!