No post anterior, eu falei da minha visita ao Castelo de Chapultepec, e até reclamei que faltava um bom café naquela colina. Não retiro o que disse, pois falta mesmo, mas em uma das entradas do parque (pelo Paseo de la Reforma) há uma ótima cafeteria que vale a pena conhecer: Livraria Porrúa, fundada em 1900 e que tem esta atrativa unidade no maior parque da cidade. Como o próprio nome diz, conjuga o binômio infalível – café e livros, razão pela qual fiz um “X” no meu mapa e fui conhecer o lugar.
O lugar estava tranquilo, era uma tarde de sexta-feira, e não foi difícil achar poltronas e ser logo atendido. Andei pela livraria, percorri a seção de guias turísticos, desci algumas escadas e me deparei com o lago, verde como esmeralda, tão próximo dos livros… uma combinação perfeita! Não tive como não pensar no nosso Ibirapuera e tudo o que poderia se fazer nele. Talvez eu já estivesse com saudade da minha terra, mas sempre me pego fazendo estas comparações e idealizando certas coisas.
O lago
O piso de madeira nos faz sentir que estamos caminhando sobre um deck, e não é exagero dizer que as águas estavam bem ali, ao lado.
Como o mistério que é desvendar as páginas de um livro, parecia que eu tinha a livraria só pra mim, cada passo como uma página, e contracenando num espelho verde – o lago.
O Café
Após, no café, surpreendi-me com a fartura do lanche – o México é over – e o preço mais em conta se fosse um similar em São Paulo.
Um lugar para se voltar, fazer um pitstop entre uma caminhada e outra. O piso inferior que margeia o lago é obra de arte. CDMX no mais caloroso #Mexicolindo.
Todos os caminhos levam a:
Livraria Porrúa
Onde: acesso ao parque pela avenida Paseo de la Reforma
Quando: De terça-feira a Domingo. Fecha às segundas. Das 9h às 18h.