Há um pequeno bairro no centro de Santiago chamado Paris Londres. Só o nome chama a atenção e instiga a conhecer esse pedacinho pitoresco da cidade. Como alguns blogs e livros de viagem mencionavam o lugar, nos meus poucos dias em solo chileno separei uma horinha para conhecer o barrio.
Ele fica próximo ao metrô Universidad de Chile, mas como eu estava hospedado pelas proximidades, fiz dele uma escala no meu caminho para o Palácio da Moeda (La Moneda).
Confesso que criei muitas expectativas em torno do lugar pelas leituras e me frustrei um pouco. Eu acho que até li em algum lugar que era um microbairro e a definição é muito boa, porque são poucos quarteirões. Por ser pequeno, não há muito a se ver, sinceramente.
O ponto principal do bairro é justamente o cruzamento das ruas Paris e Londres. As placas, cada uma apontando para um lado, formam uma ideia bacana. As ruas são de ladrilho e o microbairro possui um estilo bem europeu, realçado pela arquitetura muito bonita dos prédios do entorno. Há ali alguns hotéis, bem como um hostel. O ambiente é bem tranquilo e charmoso e o dia ensolarado em que eu estive lá tornou a visita perfeita.
Mas pera, você não disse que se frustrou? Agora está elogiando? Decida-se! =P
Deixe-me explicar. O lugar é sim charmoso e bonito. Uma curta caminhada por ali basta para sentir o local e já é um passeio muito válido e que rende belas fotos, mas não há muito mais a se fazer. Havia um café por ali, mas estava fechado na ocasião em que eu fui.
Agora, quando você compara o Paris Londres com o Bellavista, do qual eu falo aqui, certamente o Bellavista é um bairro muito mais interessante. E não só pelos bares e restaurantes, mas também por abrigar o Cerro San Cristóbal, uma das grandes atrações de Santiago.
E então, vale a pena ou não vale?
Vale a pena ir lá pela proximidade de dois lugares: Palácio La Moneda e Cerro Santa Lucía. O Paris Londres fica entre os dois, estes sim, duas atrações que são um must na cidade. Se você por acaso estiver indo de um para o outro, o desvio é hiper válido pois é um programa curto e agradável.
Agora, se o tempo estiver muito curto, não vale a pena tirar tempo de onde não existe só para ir ao bairro. O lugar é um charme, mas é algo a mais para se ver na viagem e não uma atração que deve ser o centro do seu planejamento.
Já visitaram? Concordam ou discordam? Conversemos nos comentários!