As belas praias do Nordeste rivalizam com as belas lagoas nordestinas. Não é segredo que aqui no blog somos fãs das belas lagoas dessa região que é uma das mais belas do nosso país. Já falamos aqui da Lagoa dos Tambaquis, em Sergipe, e da Lagoa Pitangui, no Rio Grande do Norte. Vamos formar um trio agora e acrescentar uma representante cearense ao nosso grupo: a Lagoa do Banana, nos arredores de Fortaleza. Para tanto vamos fazer uma dobradinha com a Praia de Cumbuco, em um passeio de dia inteiro.
A Lagoa do Banana fica para os lados de Cumbuco, no município de Caucaia, a aproximadamente 40 km de distância de Fortaleza, partindo da avenida Beira Mar. Em alguns lugares você vai encontrar instruções dizendo que a lagoa fica a 32 km de Fortaleza, mas não se engane: você vai levar cerca de uma hora para fazer o trajeto de carro, caso esteja de carro alugado. É possível contratar transfers junto a receptivos turísticos e também há passeios de buggy em Cumbuco que fazem paradas na Lagoa do Banana.
O carro alugado vai permitir bastante flexibilidade na sua visita, podendo ir no horário mais conveniente e ficar quanto tempo você quiser por ali. Se a locação de carro for uma opção, é a nossa sugestão. Neste caso, você pode dar um pulinho na famosa Praia do Cumbuco primeiro.
1ª parada: Praia de Cumbuco
Cumbuco é uma vila a 35 km de Fortaleza, localizada no litoral oeste cearense. Ali, a famosa Praia do Cumbuco é destino de kitesurfistas e de pessoas que saem de Fortaleza à procura de praias mais tranquilas.
Por ser banhável, diferente da maioria das praias de Fortaleza, como Iracema, Cumbuco atrai muitos turistas e locais.
Dali partem passeios de buggy que vão explorar o litoral, as dunas e a lagoa do Banana. Se você estiver procurando por esse passeio, com ou sem emoção, pode ser uma opção interessante. Ficamos um pouco ali na Praia de Cumbuco, fizemos algumas fotos e seguimos passeio rumo à lagoa.
2ª parada: Lagoa do Banana
A barraca principal da lagoa conta com uma estrutura simples e suficiente para comer e beber por ali. O atendimento pode ser um pouco demorado, mas é super simpático.
Na água há espreguiçadeiras e redes e a Lagoa do Banana rende um passeio de tarde inteira para ficar relaxando. Caso você queira um pouco mais do que só relaxar, também há um passeio de banana boat por ali (lagoa do banana, banana boat, tá, parei 😛 ). O clima do lugar é bem família, bom para aproveitar sem pressa e fazer belas fotos.
A Lagoa do Banana fica em meio às dunas de Cumbuco e a estrada para chegar lá é boa e tranquila, com placas indicando tanto a direção para Cumbuco quanto para a lagoa. Não dispense o Waze para garantir o trajeto e use as placas para auxiliar.
Se fizer ou se já fez a dobradinha Praia de Cumbuco + Lagoa do Banana, que rende um dia inteiro de águas salgadas e doces no litoral oeste cearense, deixe um comentário aqui embaixo! 😉
Como Planejar Viagens
Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.
No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.
4 pensamentos em “Arredores de Fortaleza: Praia de Cumbuco + Lagoa do Banana”
Fui em cumbuco achei horrível ao redor só lixo na avenida e a praia nada demais ,perto de outras ao redor essa e normal só propaganda.
Olá, Alexandre! Nossa, que chato a sua experiência em Cumbuco.
Ano passado estive por lá e a cidade estava organizada quando da minha visita: sem lixo na avenida, nem nada nesse sentido.
Quanto à praia, dentro da região, ela acaba sendo point para kitesurfistas e uma opção banhável, diferente da Praia de Iracema, por exemplo. Então é uma opção de praia para se banhar, mas acho que muitas pessoas vão com expectativas muito altas pra Praia de Cumbuco, que de fato é uma praia bonita, mas normal.
Dentro de Cumbuco achei especialmente interessante a Lagoa do Banana, que foi a melhor atração da minha visita, mais bacana que a própria Praia de Cumbuco, que tem mais nome, digamos.
Obrigado por comentar aqui no blog e compartilhar a sua experiência! Este tipo de relato enriquece o post, pois traz mais experiências sobre o mesmo lugar.
Um grande abraço!
Como faço para contratar o pacote
Olá Francisco! O roteiro é justamente para você passear por lá fora de um pacote, com carro alugado e fazendo o passeio por conta.
Mas é possível contratar passeios que passam por esses pontos por lá mesmo, nos receptivos turísticos de Fortaleza. O seu hotel indicará tranquilamente um receptivo para fazer um passeio passando pelos pontos citados aqui no post, ok?
Obrigado por comentar e um grande abraço!