A Biblioteca Nacional é um programa cultural que pode passar batido no Rio de Janeiro, mas que definitivamente não deveria: o passeio é gratuito, guiado e super bacana, uma das atrações que deveria entrar no ranking das tops da cidade.
Biblioteca Nacional – uma das maiores do mundo

A Biblioteca Nacional, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é uma joia no Centro do Rio de Janeiro. É a maior biblioteca da América Latina e conta com um acervo de cerca de dez milhões de itens.
A origem do acervo remonta aos anos do Brasil Império. Para ser mais exato, em 1808, com a chegada de Dom João VI, chega também o acervo inicial que seria o núcleo de formação da Biblioteca Nacional.
Assim, é de se imaginar que a Biblioteca Nacional guarde documentos incríveis.
Obras Raras
As preciosidades lá guardadas não são poucas e aqui eu listo algumas:
- um pergaminho do século XI com manuscritos em grego sobre os quatro Evangelhos, o exemplar mais antigo da não só da Biblioteca Nacional como da América Latina;
- a primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572;
- a primeira edição da “Arte da gramática da língua portuguesa”, do Padre José de Anchieta, escrita em 1595;
- o primeiro jornal impresso do mundo, de 1601.
E estes são só alguns poucos exemplos.
A Biblioteca Nacional trabalha com o chamado “Depósito Legal”: envio obrigatório de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo.
Não sei como isso funciona na prática e creio que com a difusão dos meios digitais o envio impresso não seja a única via possível para cumprir tal exigência. Mas ainda assim é incrível imaginar um lugar que guarda um exemplar de cada coisa já publicada no país.
Que lugar! 😛
Visita

A visita é gratuita, como eu já disse, e pode ser feita de forma guiada ou por conta própria. Vai por mim: escolha a visita guiada, porque na prática, após o término, você pode continuar no lugar fazendo uma visita por conta própria.
A guia dá informações indispensáveis para você entender o que você está vendo. Cada sala guarda obras específicas. A biblioteca possui métodos específicos para conservação dos manuscritos e a guia nos explica tudo isso. Também, temos ali manuscritos com centenas de anos, o cuidado realmente precisa ser excepcional.
Uma pegadinha da visita é que, para guardar os seus pertences nos armários e entrar na Biblioteca Nacional você precisa ter uma moeda de 1 real! E não, eles não vão ter moedas para você trocar na hora, então lembre-se de arranjar uma moeda de um real para guardar as suas coisas e poder fazer a visita.
A Biblioteca Nacional é um dos maiores patrimônios culturais e que guarda vasta produção intelectual e artística no interior do seu prédio centenário, de 1910. É incrível que esta visita seja gratuita. Não deixe de fazê-la quando estiver no Rio de Janeiro: vale muito a pena.
Todos os caminhos levam a:
BIBLIOTECA NACIONAL
Onde: avenida Rio Branco, 219
Quando: seg a sex, das 10 às 17 hs (pode apresentar funcionamento diferenciado em virtude da pandemia, verificar antes de ir)
Quanto: GRÁTIS
Site oficial: https://www.bn.gov.br/
Sigam o Blog Todos os Caminhos nas redes: