Arrumar as malas não precisa ser um stress. Quando eu comecei a viajar, notei que em cada viagem eu esquecia alguma coisa diferente, desde chinelos a máquina fotográfica. Às vezes deixamos para arrumar viagem meio em cima da hora e algumas coisas acabam ficando para trás. Pior ainda quando é alguma coisa muito importante, como um documento de identificação, por exemplo. Assim, eu comecei a montar um checklist para arrumar as malas, uma listinha pré-viagem com as coisas que eu preciso arrumar ou fazer antes de viajar.
Este checklist acaba servindo para todas as viagens, desde uma viagem para a casa dos meus avós até uma viagem internacional. Isso porque a lista é abrangente e inclui aquilo de que eu preciso tanto em viagens mais simples, quanto em viagens mais complexas. Dessa forma, toda vez que eu vou viajar, basta dar uma olhada na lista de cima abaixo e ticar tudo, simplesmente ignorando alguns itens que não se apliquem àquela ocasião. Não é necessário levar passaporte para ir visitar meus avós, por exemplo, mas é indispensável levar a CNH e os documentos do carro.
Assim, vou mostrar como fazer um checklist pré-viagem que evitará esquecimentos e perrengues. O checklist vai se dividir em três partes: 1) documentos e dinheiro, 2) roupas e acessórios e 3) nécessaire. Com a ajuda da minha namorada, consegui tornar este checklist mais abrangente, incluindo itens masculinos e femininos. Este post se baseia no capítulo “checklist pré-viagem” do livro Como Planejar Viagens, no qual eu mostro todas as técnicas para planejar uma viagem do zero.
Dicas sobre milhas, desenho de roteiro, como estimar um orçamento, tudo isso e muito mais em um e-book compacto que mostra como planejar uma viagem passo a passo. Para saber mais, clique aqui.
Sem mais delongas, vamos à lista.
1) Documentos e dinheiro
Aqui vão entrar seus documentos pessoais, suas passagens e reservas referentes à viagem, dinheiro em espécie e cartões de crédito. Desse modo, segue uma lista de possíveis itens, a qual você pode aprimorar de acordo com a sua necessidade:
- RG
- CNH
- Documentos do carro
- Passaporte
- Dinheiro em espécie (real, dólar, euro)
- Cartão de crédito (desbloquear para uso internacional, se necessário)
- Passagens de avião, de trem, de ônibus (no smartphone, impresso ou ambos)
- Reservas de hospedagem
- Reserva de aluguel de carro
- Reservas de passeios, atrações, restaurantes
- Seguro viagem
- Seguro de locação de carro
- Fatura do cartão de crédito
Veja que alguns itens não vão se aplicar a determinadas viagens. Você não vai levar euro para um bate e volta na praia, por exemplo. O item 13 também é voltado para viagens internacionais: a imigração de outros países pode exigir comprovação de que você possui dinheiro para se manter durante o período de viagem. Desse modo, você pode utilizar dinheiro em espécie e a fatura do seu cartão de crédito internacional para comprovar tal exigência. Na prática, é difícil pedirem essa comprovação, mas é útil ter modos de comprovar, caso necessário.
Assim, eu gosto de imprimir as reservas e juntar tudo em uma pastinha, que eu levo na viagem. Isso pode ser feito também salvando os documentos em uma pasta na nuvem, no seu celular ou, de preferência, na nuvem e no seu celular.
Atenção: algumas reservas podem ser exigidas em papel, como passagens ferroviárias, por exemplo, ou ingressos para atrações. Tal prática, entretanto, tem se tornado cada vez mais rara. Na dúvida, prefiro imprimir tudo e também salvar de forma digital.
2) Roupas e acessórios
O nome é autoexplicativo. Assim, vamos a uma lista de exemplo:
- camisetas
- camisas
- regatas
- blusa (s)
- roupas de baixo
- shorts
- calça jeans
- cinto
- boné
- bermuda
- vestido
- saia
- chinelos
- tênis
- sapato
- sapatilha
- rasteirinha
- roupas de banho
- luvas
- cachecol
- gorro
- segunda pele
- toalha de banho
- protetor solar
- porta dólar
- cadeados
- bijuterias
- relógio
- bolsa
- protetor auricular
- máscara de dormir
- guarda chuva
- capa de chuva
- óculos escuros
- óculos de grau
- câmera fotográfica
- tripé
- adaptadores de tomada
- celular
- carregador de celular
- carregador portátil
- fones
- diário de viagem
- caneta
- guias de viagem
- sacolas
- remédios
- máscaras
Aqui está a maioria das coisas que você vai levar na sua mochila ou na sua mala. Entretanto, alguns itens merecem explicação: porta dólar é aquele acessório que serve para guardar dinheiro e documentos e que vai por baixo da roupa, permitindo carregar dinheiro de um modo mais sutil e seguro. Cadeados são úteis em quartos compartilhados em hostels, já que há armários para guardar seus pertences, mas nem sempre o hostel fornece o cadeado e, quando fornece, é mediante cobrança.
Muitos países possuem tomadas com padrão diferente do brasileiro, caso em que adaptadores de tomada serão úteis. Sacolas são um item coringa: você nunca sabe quando vai precisar de uma, portanto leve algumas com você. Quanto aos remédios, você pode customizar quais são os essenciais, no seu caso. Se você usar remédios controlados, é bom levar a receita junto também.
3) Nécessaire
Último, mas não menos importante, a nécessaire. Item extremamente variável, aqui vão os produtos de cuidado pessoal. Assim, vamos a alguns exemplos:
- escova de dentes
- pasta de dentes
- fio dental
- desodorante
- perfumes
- sabonete
- hidratantes
- cremes
- protetor solar facial
- protetor labial
- xampu e condicionador
- pente
- elástico de cabelo
- barbeador
- escova de cabelo
- cortador de unha
- base para as unhas
- removedor de esmaltes
- álcool em gel
- lenços umedecidos
- repelente
- maquiagem e demaquilante
- absorvente
- sabonete íntimo
Assim, uma boa olhada nos produtos que você usa no dia a dia e que são indispensáveis para você vai ajudar a montar a lista de itens da sua nécessaire. Quanto aos líquidos e cremes, vale atentar para os limites e proibições para transporte de líquidos na bagagem de mão, principalmente em voos internacionais. Assim, despache aquilo que ultrapassar os limites permitidos ou acondicione em frascos menores, dentro de um saco plástico transparente, conforme as regras vigentes.
Uma vez montado o checklist pré-viagem, comece a arrumar suas malas com antecedência de alguns dias e vá ticando os itens conforme for colocando cada um deles na sua mala. Procure deixar o dia anterior à viagem para uma revisão final: isso vai evitar a correria para arrumar as coisas, bem como o estresse de esquecer alguma coisa.
É uma boa ideia arrumar as malas dois dias antes da viagem e só dar uma olhada nos documentos no último dia. Desse modo a chance de esquecer alguma coisa diminui muito e o estresse da correria simplesmente deixa de existir.
Se você quer viajar sem despachar bagagem, também recomendo a leitura de outro post que já escrevemos aqui no blog, Viajar sem despachar – a prática do desapego. 😉