Na vibe do estilo liberal e descolado de Amsterdam, a Feira de Albert Cuypmarkt é um dos locais mais indicados para sentir a atmosfera multicultural dessa cidade. A Feira acontece na Albert Cuypstraat e abrande 3 enormes quarteirões com centenas de expositores. Essa rua fica próxima (aprox. 15 minutos de caminhada) de outros importantes pontos turísticos da cidade, a saber, Museumplein (Praça dos Museus – Van Gogh e Rijksmuseum), e a 7 minutos do Heineken Experience. Assim, fica a dica que combinar estes pontos no seu roteiro de viagem.

A Albert Cuypmarkt é a principal feira de Amsterdam. Já centenária (criada em 1905), representa um estilo de vida que tem qualquer coisa de ter a casa flutuando sobre as águas. Tem um clima típico de feira – alegre e despojado – e funciona quase que num típico horário comercial (das 09h00 às 17h00), de segunda a sábado. Pois é, até os alternativos da Holanda tem em quê de sistema, não?!
Ao atravessar os 650 metros de Feira, você perceberá a infinidade de produtos expostos: perucas (sic), móveis velhos, bicicletas (claro!), roupas de cores vibrantes (anos 80?), tamancos, flores (tulipas!), brinquedos de madeira, souvenirs, enfim… um mundo de variedades onde cabe a cada um dizer “sim” ou “não”.


Mas, na minha opinião, o mais bacana da Feira de Albert Cuypmarkt é a sua parte gastronômica, notavelmente repleta de influências e muitos sabores. Aproveite para experimentar as maravilhas típicas da holanda, como:
Patatje Met (batatas fritas servidas num cone, cobertas com maionese). É sério, a batata deles é especial!


Haring (famoso peixinho arenque crú). Coma-o segurando pela cauda ou, discretamente dentro de um pão com picles ou cebolas. Confesso que deixei para a próxima.
Gouda kaas (o maravilhoso queijo Gouda holandês). Certamente está entre meus queijos preferidos.

Kroket holandês (croquete de carne). Ah, experimentei e achei que a nossa versão nacional é bem melhor. Mas, certamente é uma das coisas mais consumidas na Holanda!

Outra sugestão, de influência indonésia, que resolvi experimentar é o Kip Saté (espeto de frango com molho de amendoim). Confesso que gostei e até repeti.


Fechei o passeio gastronômico com o Stroopwafel (waffle típico da holanda, com recheio de caramelo). Da barraca ele sai quentinho, come-se em pé mesmo, quase queimando os lábios, se é que isso é possível na invernosa Amsterdam.


Visite o site de melhor barraquinha de stroopwafels de Amsterdam!
Todos os caminhos levam a:
Feira Albert Cuypmarkt
Onde: Albert Cuypstraat, entre os números 269 e 761.
Quando: de segunda a sábado, das 09h00 às 17h00.