Quando comecei a me interessar mais por arte, visitando museus como o MASP, em São Paulo, o Louvre, em Paris, ou a Galleria degli Uffizi, na Itália, passei a fazer pesquisas na internet e em livros para entender um pouco mais sobre as obras que eu tinha diante dos meus olhos. Muitas vezes, no próprio museu e diante da obra, eu fazia uma pesquisa no celular para entender tanto a história de determinado quadro, como no que prestar atenção. Dessa forma, ficava mais fácil perceber detalhes que passariam despercebidos aos meus olhos leigos e, por vezes, desatentos.
E foi na busca por aprender um pouco mais que eu cheguei ao livro História Ilustrada da Arte. O livro é impresso naquele papel fotográfico bacana, em capa dura e em tamanho grande. Como há figuras das obras que estão sendo discutidas, a leitura fica bem mais interessante, pois você tem uma breve explicação do movimento artístico em questão, do autor da obra e da obra em si.
Sendo a arte um movimento amplo e contínuo, com um sem número de obras, o livro História Ilustrada da Arte funciona como um resumo textual e visual da evolução da arte ao longo dos tempos. Não espere um um tratamento profundo do tema, mas pinceladas bem feitas que vão trazer um conhecimento bem bacana de muitas obras relevantes espalhadas pelo mundo.
O livro serve como uma bela e bem feita introdução à história da arte e uma porta de entrada para estudos mais aprofundados, para quem tenha essa curiosidade.
Assim, se você quer aprender um pouco mais sobre arte, recomendo a leitura. A próxima visita ao museu será carregada de um significado maior nas obras diante dos seus olhos.