Bastante gente torce o nariz para os ônibus de turismo, aqueles que rodam a cidade passando pelos principais pontos turísticos, normalmente no esquema hop-on hop-off, ou seja, pegar o ônibus, descer no ponto turístico de interesse, visitar e voltar para o ponto para pegar outro ônibus e continuar o passeio. Neste post vou falar um pouquinho sobre a Linha Turismo Curitiba, o ônibus turístico da capital paranaense.
Até concordo que em alguns locais o tal ônibus pode não ser interessante. Roma, por exemplo, é uma cidade para ser explorada a pé e muitos pontos interessantes só são acessíveis a pé. Pode não valer a pena investir num ônibus turístico, ainda mais na Europa que nem sempre os passes são tão baratos, a não ser que a pessoa só queira realmente uma vista mais superficial e tranquila de alguns pontos, caminhando o mínimo possível.
A Linha Turismo de Curitiba, entretanto, é uma dessas linhas turísticas que vale a pena.
Por quê? Bem, Curitiba possui um bom número de atrativos turísticos e muitos deles não estão tão próximos um do outro. Exemplo: do Museu Oscar Niemayer até o bairro de Santa Felicidade, bairro dos restaurantes italianos de Curitiba, você levaria umas duas horas andando. Impossível? Não. Puxado? Um pouquinho!
Neste sentido, o ônibus turístico, nas suas 25 paradas, cobre a maior parte dos pontos de interesse de Curitiba. Entre eles, o Jardim Botânico, bem como boa parte dos muitos parques, o Museu Oscar Niemayer, o Centro Histórico, o bairro de Santa Felicidade e por aí vai.
Como funciona? Basta comprar a cartela nos ônibus, a qual custa R$ 45,00 (valor em 2017). Ela vem com cinco tíquetes e dá direito a um embarque e quatro reembarques; cada vez que você embarcar, um tíquete é destacado. Com isso, uma cartela já te permite parar em pelo menos quatro pontos.
O ônibus ajuda a planejar um roteiro bem redondinho na cidade, justamente por albergar os pontos turísticos essenciais. O passeio completo dura cerca de três horas e cobre uma distância de 45 km. Claro que você não precisa ir do começo ao fim, até porque você pode embarcar em qualquer ponto.
Seguem os pontos de parada da Linha Turismo Curitiba:
- Praça Tiradentes
- Rua das Flores
- Rua 24 Horas
- Museu Ferroviário
- Teatro Paiol
- Jardim Botânico
- Rodoferroviária / Mercado Municipal
- Teatro Guaíra / Universidade Federal do Paraná
- Paço da Liberdade
- Passeio Público / Memorial Árabe
- Centro Cívico
- Museu Oscar Niemayer
- Bosque do Papa / Memorial Polonês
- Bosque Alemão
- Universidade Livre do Meio Ambiente
- Parque São Lourenço
- Ópera de Arame
- Parque Tanguá
- Parque Tingui
- Memorial Ucraniano
- Portal Italiano
- Santa Felicidade
- Parque Barigui
- Torre Panorâmica
- Setor Histórico
Alguns pontos são bem próximos dos outros e, casos estejam no seu roteiro de interesse, podem ser feitos tranquilamente a pé, não sendo necessário pegar outro ônibus e gastar um tíquete em vão. O Bosque do Papa, por exemplo, é praticamente de frente com o Museu Oscar Niemayer; do museu ao Centro Cívico, por sua vez, são 15 minutos de caminhada.
Com isso em mãos, é escolher os pontos de interesse e embarcar. O ônibus tem dois andares e, se o tempo estiver bom, o negócio é ir no segundo andar, descoberto. Já passei pela experiência de um dia chuvoso, todo mundo se aglutinou no andar inferior, divertido. 😛
Se os pontos de visitação forem muitos, divida seu roteiro em dois dias para poder aproveitar melhor e sem correria. O ônibus cobre a cidade de uma forma prática e interessante e é ideal para passear por Curitiba se você não estiver a fim de pegar os ônibus comuns ou os táxis e ubers. Vai lá e me conta depois! 😉
Todos os caminhos são percorridos pela:
Linha Turismo Curitiba
Quanto: a cartela com cinco tíquetes custa R$ 45,00 (valor em 2017)
Quando: a linha opera de terça a domingo, das 9 às 17:30 hs, com saída inicial da Praça Tiradentes. Nos períodos de férias de Julho e de Dezembro a Fevereiro, o serviço opera todos os dias.
Site: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linha-turismo/10