Aqui compartilhamos nossas dicas e sugestões de livros de viagem, guias, relatos, diários, etc. Como parceiros e filiados da Amazon, ao comprar em nossa livraria você contribui também para a manutenção do blog e do nosso trabalho 🖊️
Livros sobre relatos, memórias e planejamento de viagens
Como planejar viagens é um livro escrito por Alex Lopes de Menezes, co-autor deste blog, e que te ensina do básico ao avançado nos diversos detalhes que envolvem o planejamento de uma viagem. Um livro que vai direto ao assunto e que dá ao leitor várias dicas práticas e úteis.
66 histórias de uma volta ao mundo, escrito por Nara Alves, é um daqueles livros em que você engata uma história na outra, passando por curiosidades, descobertas e muito aprendizado. Um livro leve para seguir te inspirando a buscar novos destinos e rever certos estereótipos. No blog temos uma resenha sobre este livro AQUI.
Meio século no limiar do perigo – memórias de um aventureiro amador, de Claudio de Moura Castro, narra as peripécias aventureiras deste intelectual que também é esportista. Um livro que percorre o mundo e faz boas análises do que vê e percebe. No blog temos uma resenha deste livro AQUI.
Cem dias entre céu e mar, de Amyr Klink, já podemos dizer que é um clássico nacional do gênero literatura de viagem. O livro narra a travessia solitária do navegador Amyr Klink entre o sul da África e o litoral baiano, a bordo de um barco adaptado a remo.
A arte de viajar, de Alain de Botton, vai de um relato ” descobrindo o lado exótico dos aeroportos estrangeiros e o discreto charme dos postos de gasolina de beira de estrada”. Um livro para inspirar.
Viajar: eu preciso, de Mayke Moraes, conta as aventuras de desbravar 54 destinos, desvendando novas culturas, descobertas e formas de espiritualidade.
Trilhando sonhos, de Thiago Fantinatti, conta a aventura de percorrer a América Latina de bicicleta em mais de 15.000 Km de estrada. Pelo caminho, muitas histórias, causos e memórias de um viajante.
Confissões de um turista profissional, de Kiko Nogueira, é um livro que faz perguntas e importantes sobre o mundo das viagens e do turismo. Longe de se preocupar em ser tachado de chato, suas perguntas podem nos ajudar a refinar melhor nossas escolhas quando o universo é viajar.
Viajante – caminhos do mundo, de Luis Olavo Fontes, descreve viagens fantásticas pelo mundo, de lugares desconhecidos a paladares exóticos.
Carona para o mundo, de Fred Mesquita, relata o projeto hepatite zero, do qual o autor é embaixador. Sua viagem atravessa mais de 20 países e 274 cidades. Um relato emocionante.
Livros sobre a Itália, cidades italianas e a dolce vita
Guia de Roma – Segredos de um viajante, escrito por Ruy Araújo, é um guia de Roma para (re)descobrir esta cidade que guarda tantas histórias e lendas. Repleto de dicas, curiosidades, temos inclusive uma resenha AQUI no blog sobre este livro que já serviu de guia para este blog desbravar a cidade de Roma nas várias vezes em que lá estivemos.
Horas italianas, de Henry James, conduz o leitor por ensaios sobre Roma, Florença, Veneza e outras cidades italianas. A escrita de James aliada ao poder de observação desnuda uma Itália de beleza e vida, passado e eternidade. Não há como não aprender algo com Henry James, bem como, sentir os sentimentos sendo roubados pela alegria ou desespero da realidade exposta.
Quatro estações em Roma, de Anthony Doerr, conta as experiências deste escritor durante o período de 1 ano em que morou em Roma. O livro é recheado de observações, insights que farão qualquer um ver Roma com outros olhos.
Os endereços curiosos de Roma, de Cláudia Monteiro de Castro, revela vários lugares curiosos de Roma e dicas de onde achar coisas exóticas pela cidade.
Traçando Roma, de Luis Fernando Veríssimo, revela o cotidiano da cidade de Roma, pontos conhecidos e outros nem tanto. Um mapa cultural da cidade italiana.
Livros sobre a França, cidades francesas
100 dias em Paris, de Tania Carvalho, tem uma proposta tentadora: passar 3 meses sabáticos na capital parisiense, fazendo pequenas coisas: andando pela cidade, comprando pão na boulangerie, curtindo a cidade. Um livro que nasceu de um blog e será uma boa leitura para os amantes de Paris.
Paris – quartier saint-Germain-des-Prés, de Eros Grau, é um livro memorialista, de tributo ao bairro em que morou por anos na capital parisiense. Um livro intimista, em que o autor fala de suas percepções da vizinhança, das mudanças, dos tempos áureos, do lado B longe dos cartões postais. Indico para quem ama Paris e tudo se torna motivos para lembrá-la. No blog temos uma resenha deste livro AQUI.
Um ano na Provence, de Peter Mayle, conta a mudança radical de um ano sabático na Provença, saindo da agitação londrina em direção ao bucólico retiro (podemos assim chamar?) francês. Para isso, Peter Mayle e sua mulher entraram de cabeça neste projeto: compraram uma antiga casa, reformaram, e se envolveram com a região narrando todo tipo de situações possíveis.
À luz de Paris – guia turístico e literário da capital francesa, de João Correia Filho, faz uma ligação dos pontos de Paris com os escritores que viveram ou passaram por lá, como Victor Hugo, Baudelaire, Sartre e muitos outros.
Próxima estação, Paris: Uma viagem histórica pelas estações do metrô parisiense, de Lorant Deutsch, e muitos e muitos tesouros de Paris são contados neste livro, com muito humor e histórias.
Livros sobre a Argentina, Buenos Aires, Ushuaia
Guia o viajante – Argentina, de Zizo Asnis, apresenta um panorama geral da Argentina, do planejamento da viagem a aspectos históricos, geográficos, culturais e informações sobre as regiões.
Os argentinos, de Ariel Palacios, fala sobre as características do povo argentino, muito além do tango e do churrasco, mas claro, não esquecendo da paixão pelo futebol.