A cidade de Edimburgo disponibiliza uma série de programas bacanas e gratuitos, como o imperdível Museu Nacional da Escócia, do qual já falamos no blog (leia aqui). Outro destes programas bacanas e gratuitos é uma colina no centro da cidade que atende pelo nome de Calton Hill. A subida ao Calton Hill é um dos programas obrigatórios na cidade, não exige esforço, é gratuito e rende ótimas fotos. O que mais pedir?
Da localização do Calton Hill surge um casamento perfeito: um ponto alto, mas ao mesmo tempo no centro da cidade, permitindo fotos de um patamar superior e ao mesmo tempo próximo de prédios e monumentos icônicos de Edimburgo.
A subida é sossegada, feita por alguns lances de escadas ou por uma ladeirinha sossegada. O monumento mais alto do Calton Hill é o Nelson Monument, construído para homenagear o comandante homônimo. Você vai enxergar ele antes mesmo de subir a colina.
Entretanto, o monumento mais icônico do Calton Hill é o Dugard Stewart Monument, construído em homenagem ao filósofo escocês de mesmo nome. É este monumento que sai em primeiro plano de um sem número de fotos de Edimburgo do alto.
Há ainda outros atrativos na colina, como o Monumento Nacional da Escócia, que lembra um pouco o Parthenon de Atenas, e o museu na base do Nelson Monument. Este museu é gratuito. Entretanto, se você quiser subir o Nelson Monument para ter uma vista ainda mais alta da cidade, paga-se 5 libras por isso (preço em 2017).
Vale dar uma passeada com calma pela colina e explorar ela com sossego. É um programa tranquilo e que rende ótimas fotos da cidade!
Todos os caminhos levam a:
CALTON HILL
Onde: próximo à estação de trens Waverley. Fica no sentido oposto ao Scott Monument.
Quanto: GRÁTIS!