Na sua viagem a Lisboa, você verá que o bairro de Belém fica um pouquinho afastado do centro, mas vale muito o deslocamento. O bairro, bonito e agradável, guarda várias atrações, dentre elas o legítimo e único Pastel de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos.
O mosteiro é um dos maiores expoentes da arquitetura manuelina (referente ao rei D. Manuel I), que mistura elementos do gótico final e do renascimento. Os monges da ordem de São Jerônimo foram os escolhidos pelo rei para habitar o mosteiro. Em 1833, após quatro séculos de habitação no Mosteiro dos Jerônimos, a ordem foi dissolvida e o lugar desocupado.
O monumento é de um primor e beleza singulares. O comprimento do monumento é acompanhado pelos belíssimos jardins da Praça do Império, de gramado verdinho e com fontes aqui e acolá, separados do mosteiro pela avenida. Dentro, as paredes de tom creme, com detalhes esculpidos em vários pontos, e o pátio central com seu gramado formam um conjunto espetacular.
É uma delícia passear pelos corredores e pelas salas do mosteiro. A visita é interessante, nada cansativa e há diversos ângulos para belas fotos.
O Mosteiro dos Jerônimos guarda, ainda, túmulos de personalidades ilustres: Vasco da Gama, Luís de Camões e Fernando Pessoa estão ali, entre outros.
Dentro do mosteiro, não deixe de visitar a Igreja Santa Maria de Belém, onde se encontram os túmulos de Vasco da Gama e Camões. Não deixe também de visitar o Coro Alto, para ter a visão da igreja de um patamar superior. As paredes do Coro Alto possuem um conjunto de pinturas com os apóstolos, São Jerônimo e Santo Agostinho, todos de autoria desconhecida.
Entretanto, o ponto alto de beleza do mosteiro fica por conta do claustro, que é o ambiente do mosteiro propriamente dito, com seus dois andares e seus corredores, com o pátio central e seus gramados em formas triangulares. O túmulo de Fernando Pessoa fica em um dos corredores do piso inferior do claustro, na ala norte.
Depois da visita ao mosteiro, você pode fazer um lanchinho a base dos pastéis de Belém da Antiga Confeitaria de Belém, que fica ali pertinho, como eu conto NESTE POST. A receita do famoso pastel, por acaso, veio das mãos dos monges do Mosteiro dos Jerônimos. Não poderia existir dobradinha melhor.
Todos os caminhos levam a:
Mosteiro dos Jerônimos
Onde: Praça do Império 1400-206 Lisboa, Portugal. O bairro de Belém fica afastado do centro de Lisboa. Para chegar em Belém pegue o Bonde 15E, que sai da Praça do Comércio.
Quando: horários neste link.
Quanto: bilhete individual – 10 euros; bilhete combinado com visita à Torre de Belém – 12 euros; para portadores do Lisboa Card – GRÁTIS. Preços em 2017. Preços atualizados podem ser checados aqui.
Site oficial: http://www.mosteirojeronimos.gov.pt