Onde comer em Moscou? O que comer em Moscou? Prestes a viajar para a Rússia, tive algumas dicas de locais para comer baratos, com comida local e sem frescura. Tais dicas vieram da minha professora de russo, nativa e, digamos, com propriedade pra falar do assunto.
Além disso, pesquisamos locais de interesse para fazer incursões gastronômicas.
Tenha em mente que o rublo, moeda russa, pode nos favorecer. Mesmo restaurantes mais caros são acessíveis, pois estamos no Leste Europeu, que possui preços mais amigáveis. Um exemplo disso é o restaurante Matrioshka (leia aqui). Um restaurante do mesmo nível em São Paulo ou em Santiago do Chile sairia uma fábula.
Assim, trago aqui algumas opções de lugares para comer em Moscou, bem como o que você não pode deixar de provar na capital russa. Assim, vou começar o post dizendo o quê comer, passando por algumas das comidas e bebidas tipicamente russas. Em seguida, trarei algumas opções de restaurantes.
Considere este um guia gastronômico para a sua viagem em Moscou.
O que comer?
Quais são as comidas típicas russas? E as bebidas? Rússia já lembra estrogonofe e vodka, de cara. Mas não é só isso que encontraremos por lá.
Estrogonofe
Eu digo que não é só isso que encontraremos por lá e já começo com o estrogonofe kkkkk. Mas não há como fugir: o estrogonofe, iguaria russa que abrasileiramos e a qual amamos, merece ser provado, sim.
Isso porque no lugar do creme de leite, que utilizamos aqui, eles utilizam uma outra coisinha, chamada smetana. É como um creme de leite, só que mais cremosa e com o gosto levemente mais azedo. Comer um estrogonofe em um bom restaurante é uma experiência que vale muito a pena.
Na nossa viagem, fomos além: compramos os ingredientes e fizemos também um estrogonofe no airbnb em que nos hospedamos. Sim, utilizamos smetana e sim, ficou muito bom. Quem comandou a cozinha na ocasião foi o meu amigo Anderson.
Smetana
E já que falamos dela, falemos dela: smetana! O creme azedo russo (que não é tão azedo assim) está no estrogonofe, mas não somente. Pra ser sincero, você nem precisa se esforçar pra provar a smetana, já que ela é servida com quase tudo. Sério, eles amam esse ingrediente, de forma que normalmente ele vai vir como acompanhamento nos pratos.
Torta
A torta russa é um caso a parte. Não fosse pela minha professora, eu não saberia que a torta é um quitute digno de ser provado, mas é.
A massa russa desenhadinha e o recheio farto fazem da torta um dos tops a se provar em Moscou.
Trigo sarraceno
Você vai perceber que nos pratos do dia a dia, o trigo sarraceno vem como alternativa ou substituto do arroz. É um grão que, verdade seja dita, tem mais propriedades nutricionais do que o arroz branco que a gente curte. Assim, é mais nutritivo.
Entretanto nutritivo não é sinônimo de gostoso.
Não curti muito o trigo sarraceno, que possui um sabor metálico (é o único modo que eu encontrei para descrever). Assim, continuo com meu arroz de todo dia, mas vale a pena experimentar o grão que está nos pratos do dia a dia russo pra ver se você curte.
Caviar
É meu amigo, você sabe o que é caviar? Até ir pra Rússia eu não sabia. 😛 O ponto é que comer caviar lá é comum e, portanto, bem mais acessível.
Se você nunca comeu caviar, o melhor lugar para testar definitivamente é a Rússia.
Blini
Panqueca russa ou crepe russo, em cada lugar você vai ver de uma forma. As blini são bastante consumidas na Rússia e nos países eslavos. Costuma ser acompanhada de… caviar!
Comida da Geórgia
A culinária georgiana é muito interessante e apreciada em diversos países da Europa, a Rússia um deles.
Você vai encontrar restaurantes fast-food de comida georgiana no shopping, por exemplo. Vale muito a pena!
Vodka
Não dá pra passar sem falar dela. Vodka está para a Rússia tal qual cachaça está para o Brasil. O teor alcoolico acima de 40% recomenda moderação, ok? Mas vale a pena tomar uma vodka russa pra marcar sua viagem, sim.
Kvass
É uma bebida fermentada do pão. Dizem que lembraria os primódios do que a gente conhece hoje como cerveja. Pessoalmente, eu não gostei muito e nosso grupo fez coro. Mesmo gostando de cerveja, acho que o Kvass precisaria de mais tempo para cair no meu gosto. Ainda assim, vale a pena experimentar.
Morse
Essa bebida já é mais gostosa que o Kvass. O Morse é uma bebida refrescante preparada com frutinhas como cranberries, por exemplo. Bem gostosa, essa aqui você pode pedir sem medo!
Chá
A Rússia não é a Inglaterra, mas consome muito chá. Chá preto é especialmente apreciado por lá, de forma que não é exatamente uma novidade, mas não deixa de ser uma preferência russa digna de nota.
Onde comer em Moscou?
Agora que você já sabe algumas comidinhas típicas da Rússia, vem a outra pergunta: onde comer em Moscou? Bora responder!
Matrioshka
Boa opção para provar um bom estrogonofe, bem como as panquecas russas acompanhadas de caviar. Ambiente elegante e comida muito bem preparada, aqui você vai fazer a refeição mais chique da sua viagem.
Falo mais sobre o Matrioshka neste post.
Rede My My
Você pode tender a pensar na palavra “my” do inglês, mas aqui o som real vai ser mu-mu. E o símbolo do restaurante é uma vaquinha, então aí você já consegue ligar o nome do restaurante ao som que a vaquinha faz: muuuuuuuuuuuuuu. 😛
A rede mu-mu seria como um Giraffas, no Brasil. É uma rede meio que fast-food, mas que serve comida. E comida de verdade, a comida do dia a dia.
Aqui você consegue provar um monte de coisa: trigo sarraceno, as saladas russas, a smetana, o morse e por aí vai. Acho que eles têm o Kvass também, se você quiser arriscar. Os preços são bem tranquilos.
Stalovaias
As stalovaias são cantinas russas vindas dos tempos da União Soviética: é um ambiente simples, com comida a barata. Fomos em uma em São Petersburgo: o brother do hostel em que ficamos nos levou lá. Moscou também guarda várias stalovaias, de modo que elas parecem uma lanchonete simplezona. É não só uma forma de conhecer a comida russa, como ver uma instituição herdada da antiga União Soviética.
Rede Chocoladina
Sentiu saudades das bebidas quentes como um chocolate ou um café? Aqui é para você tomar um café ou um chocolate quente, mas você também pode pedir um chá, se quiser ser mais russo. A rede tem filiais espalhadas por vários locais da Rússia e é a principal no ramo, pra Starbucks nenhum botar defeito.
Rede de fast food da Geórgia
Dando um pulo no shopping Okhotny Ryad Shopping Centre, você vai encontrar uma praça de alimentação bem parecida com as que temos nos shoppings aqui no Brasil. Lá, você encontrará uma rede de comida rápida georgiana. Vale a pena para ter contato com uma culinária diferente e interessante!
Eu fico devendo o nome do restaurante, mas basta procurar o restaurante que serve esse quitute acima: o Khachapuri, ou pão com queijo, que vai com algumas adições, assado. É como se fosse uma esfiha, mas não é.
Você vai encontrar opções diversas de comidinhas por ali, então vale a pena ser curioso. Depois, aproveita para dar uma passada na Natura Sibérica, que fica ali no shopping também.
O Shopping fica perto da Praça Vermelha, interligado com a saída para o metrô Okhotny Ryad.