San Telmo é a maior feira de Buenos Aires, acontece todos os domingos e costuma reunir um público estimado em 10 mil pessoas. Está localizada no boêmio bairro de San Telmo. É um programa de domingo, que mistura turistas e locais, e onde há de tudo um pouco: artesanatos, comidas típicas, tango na rua, mate, cultura porteña, mercado de pulgas, discos velhos e livros de bordas amareladas (bueno!), antiguidades, entre muitas outras coisas.
A via central por onde se estende a feira de San Telmo é a Calle Defensa, mas ela vai se ramificando e ganhando outros espaços. Há muita coisa para se ver. Acabei trazendo uns marcadores de livros feitos em couro (um ótimo souvenir para os amigos letrados) e os cadernos revestidos em tecido (futuros diários de viagem?!), bem como algumas camisetas, que curto usar em domingos tranqüilos pela avenida paulista.
Mundo Mafalda
Além da feira em si, há algumas coisas bacanas para se ver e fazer, como, tirar uma foto ao lado da pequenina estátua de Mafalda. A ideia de fazer uma estátua pequena (em tamanho natural de uma menina de 6 anos, idade da Mafalda) foi a escolha mais acertada, pois é uma forma de trazer o adulto para o universo infantil dos quadrinhos onde Mafalda vive intrigada questionando esse mundo maluco em que vivemos.
Vale dizer que a esquina onde Mafalda está sentada no banquinho é onde o cartunista Quino criou a personagem que, de tão popular em Buenos Aires, tem uma praça com seu nome (Plaza Mafalda).
Outro ícone da Feira é o Mercado de San Telmo, que existe desde 1897 e possui vários expositores de antiguidades. Para achar algo que agrade, você terá que andar bastante e mergulhar no emaranhado de artigos vintage e retrô. Confesso que eu curto aqueles candeeiros antigos e as demais coisas relacionadas a luz como, luminárias, abajures, candelabros, arandelas, lampiões, etc.
Ao longo do percurso, se bater aquela fome, a sugestão que dou é ir à Gran Pizzeria los talentos, que fica na esquina da calle defensa com a calle Estados Unidos. Tivemos uma boa experiência no lugar comendo boas empanadas com ótimos preços.
Estando por ali, aproveite também para conhecer a Igreja e Convento de Santo Domingo. Na frente há um mausoléu imponente dedicado a Manuel Belgrano. Nunca ouviste falar? nem eu, mas ele ficou eternizado por ter sido o criador (diseñador) da bandeira da Argentina, em que figura o celeste, o blanco e o oro. Aliás, não muito longe dali, na Plaza de Mayo e de frente para a Casa Rosada (CLIQUE AQUI para um post sobre visita à Casa Rosada), há um monumento dedicado ao general Manuel Belgrano.
Todos os caminhos levam a:
Feira de San Telmo
Onde: Plaza Dorrego e ao longo da Calle Defensa, no bairro de San Telmo.
Quando: das 10h00 às 17h00. Melhor concentrar o passeio na parte da manhã, pois no fim do dia vai estar absurdamente cheio.